segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cliente-Servidor!

Caiu na rede é Peixe, Usuário, Cliente ou Servidor? Você navega na Internet, abre seus e-mails, lê notícias, conversa com seus amigos, mas afinal, como funciona tudo isso?
Entenda o que significa Cliente-Servidor sem traumas.
A Internet é uma enorme Rede de Computadores interligados em escala mundial. A idéia de interligar Computadores não é recente, pois na década de 60, nos Estados Unidos já havia a intenção de conectar Computadores. Naquela época, a Guerra Fria estava ficando cada vez mais quente e havia a urgente necessidade que as trocas de informações entre bases militares fossem mais seguras. Em decorrência desta necessidade, surgiu a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), considerada a Avó da Internet. Este projeto consistia em realizar a interconexão dos Computadores existentes através de um sistema conhecido como comutação. Neste sistema, as informações eram divididas em pequenos “pacotes” que continham trecho de dados. Desta forma cada Computador enviava seu trecho e este, era montado no Computador que havia solicitado os dados. Com o passar dos anos a necessidade de comunicação "além mar" ultrapassou telefones, telex, e o tradicional correio. Nas décadas de 80/90 apareceram as BBS, que aproveitavam a estrutura de telefonia já existente, fase esta que podemos considerar como "Mãe" da Internet.

Rede de Conexões

Como cada vez mais pessoas estavam se conectando à ARPANET, foi necessário desenvolver outra forma de comunicação que fosse mais eficiente. Um esquema denominado “Protocolo de Internet”, o TCP/IP, permitia que o fluxo das informações transitasse pela rede. Como a Internet se tornou uma rede cada vez maior de computadores interligados, houve necessidade de dedicar alguns computadores para prover serviços à rede, enquanto os demais acessariam estes serviços. Portanto, estes computadores que proviam serviços eram denominados Servidores, enquanto ao que acessavam os serviços eram chamados de clientes.

Rede Mundial

Existem vários tipos de servidores. Os mais conhecidos são: Servidor de Fax, Servidor de Arquivos, Servidor Web, Servidor de Email, Servidor de Imagens, FTP, etc. Cada um destes servidores executa uma função, por exemplo, para você visualizar este artigo você está utilizando o Servidor web, o qual é responsável pelo armazenamento das páginas de um Site e/ou Blog. Para que você consiga abrir estas páginas web, você utiliza um navegador, portanto o navegador é o Cliente e o site é o Servidor, pois o primeiro acessa informações disponibilizadas pelo segundo. Desta forma, as redes que utilizam servidores são chamadas do tipo Cliente-Servidor.

Obs.: Tecnicamente tais conceitos são um pouco mais complexos, mas a intenção deste artigo é de esclarecimento, e não de formação de Profissionais de Rede!rs

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo