segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Padronizando com o Slide-Mestre!

Atualmente, qualquer apresentação seja na escola, na faculdade, no trabalho ou em palestras, é cada vez mais comum o uso de apresentações de slides. O programa mais utilizado para isto, com certeza, é o Microsoft PowerPoint. Quando você inicia uma nova apresentação, os slides estão brancos e normais, e você pode alterá-los ao seu gosto, inserindo textos, imagens, animações, etc.
Para tal, há duas maneiras de editar os slides: "na unha" um a um, ou editar o Slide Mestre, que é quem “dita as regras” para os demais slides de uma apresentação. Esta dica é útil quando a padronização dos slides de toda uma apresentação é necessária, como logomarca da empresa, cores, planos de fundo, etc. Se todos os slides devem conter o mesmo padrão, por que editar um a um? Utilize o Slide Mestre para otimizar este processo, ou seja, tudo o que você inserir/editar no Slide Mestre, será seguido pelos demais!
Com o Slide Mestre padronizado, bastará apenas a inclusão das informações específicas de cada slide. Este processo é muito simples, pois aparentemente não há diferença entre um slide convencional e o Slide Mestre. Portanto, todo o seu conhecimento em inserção de texto, imagens, animações, transições, etc. poderá ser aplicado ao Slide Mestre (Lembrando que todos os slides da apresentação utilizarão o Slide Mestre como base!).
Utilizando o PowerPoint 2007 como base explicativa, clique na guia "Exibição" e depois dê um duplo-clique no botão "Slide Mestre". Neste momento, surgirá na tela uma aba lateral com miniaturas de slides. Clique sobre o primeiro deles, pois este é o Slide Mestre!


Agora, todas as alterações a respeito de cor, corpo e estilo de fonte,e imagem ou cor sólida em plano de fundo, enfim, toda mudança relacionada com a "cara" dos seus slides, será aplicada em todos eles. Se há alguma aplicação que, apesar de fazer parte de um conjunto de padronização, seja necessária apenas em um ou outro slide, não aplique-a no Slide Mestre, e sim no slide específico.
Com o Slide Mestre editado a seu gosto,
clique no botão "Fechar Modo de Exibição Mestre".
Obs.: Todas as versões do PowerPoint (2007, 2003, XP, e anteriores!) fornecem a facilidade do Slide Mestre, mudando apenas, sutilmente, o caminho para chegar até ele!

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo