segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Gráficos no PowerPoint!

De todas as ferramentas encontradas no Pacote Microsoft Office, sem dúvidas o Excel é a melhor opção para montar Gráficos, dos mais simples aos mais requintados e profissionais. Entretanto, no quesito Apresentações, sem dúvida a escolha ideal é o PowerPoint. Este artigo é uma exceção à regra deste Blog, que é apresentar dicas, truques e macetes para ganhar tempo operacional, pois apresenta um modo mais complexo e demorado de inserir Gráficos no PowerPoint, mas o resultado final impressionará, que é a idéia primária quando se desenvolve uma Apresentação Profissional.
Mas, afinal, como fazer para aplicar um Gráfico no PowerPoint?
Aparentemente simples, poderíamos usar os recursos de Gráficos do próprio PowerPoint. Pronto? NÃO, se o seu grau de exigência e/ou necessidade forem maiores. Apesar da dica deste artigo parecer óbvia (você provavelmente vai me xingar, mas alguns segundos depois me agradecerá!rs), na grande maioria das vezes os usuários utilizam o recurso de Gráficos do PowerPoint (por falta de conhecimento ou de criatividade, ou até mesmo de planejamento!), evidentemente limitado em funcionalidades e opções, comparado aos recursos de Gráficos do Excel.
Primeiramente abra a Planilha do Excel na qual se encontra o Gráfico alvo da exportação. Aqui começa a complexidade deste processo, pois se você não possui a Planilha e Gráfico já prontos, terá que criá-la!
Após abrir a Planilha, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione o comando para copiar (ou CTRL + C!). Copiar e Colar? SIM, mas o importante é que nenhum dos elementos do Gráfico seja selecionado (Área de Plotagem, Rótulos, Linhas de Grade, Eixos, etc.), e sim a "Área do Gráfico", para que ele seja copiado integralmente.


Utilizando como base explicativa a versão 2007, abra o PowerPoint, selecione o slide onde você pretende inserir o Gráfico, clique com o botão direito do mouse em uma área livre do slide, e acione o comando de colar (ou CTRL + V dentro da área livre do slide!).


Você achou muito complexo e trabalhoso este processo? OK!
Mas se você quiser aplicar recursos de animação em Gráficos criados com os recursos limitados de Gráficos do PowerPoint, com certeza não ficará 100% satisfeito. Isso se deve ao fato de que o PowerPoint, ao criar um Gráfico com recursos próprios, ao final do processo é criado praticamente uma imagem gráfica, e não um Gráfico propriamente dito. Para incrementar o Gráfico importado do Excel, utilize normalmente os recursos de animação oferecidos no PowerPoint. Como o Excel e PowerPoint fazem parte do mesmo Pacote Office, ao importar o Gráfico, o PowerPoint "reconhece" cada um dos elementos do Gráfico e, portanto, o resultado final de sua apresentação ficará absurdamente mais interessante!
Abaixo uma imagem com uma sugestão
de animação para seu Gráfico...
Tente... se surpreenderá!

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo