Personalizando com LightScribe!
Que tal ter as fotos dos artistas das suas músicas em MP3 impressos no CD em que você as gravou? O LightScribe, criado pela HP, permite isso e muito mais. Em uma definição curta, a tecnologia LightScribe possibilita a impressão de imagens na face não gravável de CDs e DVDs. Assim, ao invés de ter o trabalho de escrever à mão ou colar etiquetas horrorosas nos discos, correndo o risco de deixá-los mais feios ainda, você utiliza o próprio laser da gravadora para desenhar lindas imagens. Este artigo mostrará tudo o que você precisa saber para começar a deixar seus discos com um aspecto muito mais interessante e aparência profissional. Sua imaginação é um dos poucos limites que você encontrará na hora de incrementar o visual da sua coleção.
Que negócio é esse?
LightScribe (em tradução livre!) significa “Escrita com Luz”, que é exatamente o que acontece dentro da sua gravadora. O raio laser nada mais é do que uma luz que queima o disco, escrevendo os dados nele. Mas em gravadoras com suporte à tecnologia, o laser não só grava dados, como também desenha imagens e texto. O melhor é que a gravação não é feita com tinta, o que evita borrões e problemas de excesso de peso devido à colagem de etiquetas adesivas. Quando você imprime um CD ou DVD utilizando LightScribe, a luz do laser incide sobre uma fina camada de tinta que só os discos LightScribe possuem. A imagem vista após o término da impressão é o resultado de uma reação química causada pelo laser. Por ter sido impressa com uma precisão gigantesca, que só o raio laser pode oferecer, a imagem do seu disco terá qualidade assustadora. É lógico que isso também depende da qualidade da imagem que você utilizou. Se uma imagem de baixa resolução for usada, não há como o resultado ser melhor do que aquele que você já viu na tela do Computador.
Várias cores para você escolher!
Um detalhe importante a se frisar é que o laser não tem tinta, então não é possível a impressão de imagens em cores no disco (pelo menos por enquanto). O desenho escolhido será convertido para tons de cinza (como uma foto em preto e branco), pois o laser só imprime em uma cor. A impressão é feita utilizando-se milhares de pontos microscópicos. O laser obtém os tons mudando o espaçamento entre cada ponto impresso. Você não tem como perceber cada ponto, pois eles são pequenos demais e a resolução é muito alta. Logicamente, não é qualquer tipo de mídia que pode ser usada com o LightScribe. É necessário que você utilize discos especificamente fabricados para esse fim, pois somente eles têm um lado para gravação de dados e outro para a impressão dos desenhos. Já existem várias empresas fabricando e comercializando mídias com suporte a LightScribe e há várias cores diferentes para você escolher.
O que é necessário?
Como já mencionado, você precisa de hardware específico para poder gravar discos usando o LightScribe, mas não pense que será dinheiro jogado fora, pois as gravadoras com suporte a essa tecnologia também gravam CDs e DVDs normais. O LightScribe é um recurso que expande suas possibilidades ao invés de limitá-las. Muitos Computadores atuais já estão vindo com gravadoras que suportam a gravação usando LightScribe. Para saber se a máquina que você está comprando pode imprimir etiquetas diretamente no disco, procure pela logomarca do LightScribe, que geralmente está impressa na parte frontal da gravadora. Também é possível adquirir a gravadora à parte para instalar em um Computador que você já tem. Os preços variam muito, mas com a crescente popularização da tecnologia, a tendência é que eles caiam bastante. É importante procurar marcas que você confia. Evite comprar qualquer tipo de aparelho eletrônico de marcas desconhecidas ou sem tradição, pois o barato pode sair muito caro. A HP, como inventora da tecnologia é extremamente confiável, mas seus preços não são dos menores.
Com a gravadora instalada em seu Computador, você precisará de uma espécie de driver — software que “ensina” seu Sistema Operacional a dar ordens ao drive — e um programa que tenha suporte à impressão de etiquetas LightScribe. O driver, também chamado de “LightScribe System Software” (Programa do Sistema LightScribe) ou somente LSS, geralmente é incluído nos discos de instalação da gravadora ou do PC novo. Atenção: é recomendável que você utilize os softwares que acompanham a sua gravadora ou o seu PC novo, pois os drivers foram especificamente desenvolvidos para seu dispositivo!
Você vai precisar de um programa gravador, como o Nero CoverDesigner (incluído no pacote do Nero) ou o CDBurnerXP. A maioria dos programas mais conhecidos e os que estão saindo agora já têm o suporte à tecnologia LightScribe. Assim como os drivers, os programas para gravação dos discos e impressão dos desenhos costumam vir no pacote do Computador ou da gravadora, mas não é preciso que você os utilize se tiver mais vivência em outros programas ou preferir um mais simples. Há várias empresas fabricando CDs e DVDs com suporte ao LightScribe e a disponibilidade já é ampla. Qualquer grande loja de informática ou papelaria tem uma boa variedade de opções de marcas. O legal é que também há uma série de cores diferentes para você escolher, dando ainda mais personalidade ao seu desenho. Os discos com suporte à LightScribe têm a mesma capacidade dos normais, ou seja, CDs têm 700 MB de espaço e DVDs têm 4.7 GB. Vale lembrar que você deve ter com discos LightScribe os mesmos cuidados que tem com discos normais. Não deixe sua coleção em ambientes muito quentes e proteja-os da luz direta. Assim, tanto a gravação quanto o desenho durarão muito tempo!
1 C O M E N T Á R I O (S):
Muito Obrigado Cristiano! Eu estava a um tempo procurando saber que mídia eu poderia utilizar e como fazê-lo. LightScibe é um passo muito importante na história da tecnologia.
Postar um comentário