segunda-feira, 2 de março de 2009

Keylogger!

Keyloggers, que pode ser traduzido como registrador de teclado, são programas que capturam tudo o que é digitado em um computador. Estes programas podem ser usados tanto para fins legais quanto para ilícitos, o que passa a ser uma constante ameaça a quem usa a internet, pois estão expostos a fraudes virtuais. O uso ilícito de Keyloggers tem o objetivo de coletar informações de usuários, como nomes de usuário e senhas de contas de e-mail, sites de relacionamento, mensageiros instantâneos e qualquer outro serviço que precise de senha para se conectar, inclusive dados de acesso à contas bancárias e números de cartões de crédito, comumente utilizados em compras virtuais.
Estes programas podem ser instalados em um computador sem que a vítima saiba disso, pois pode "entrar" através de Spywares e Vírus. Outra espécie de fraude virtual conhecida como Phishing também tem o emprego de Keyloggers. Outros sistemas Keyloggers capturam a imagem da tela de teclados virtuais (bastante utilizado por bancos), enviando o vídeo gerado para que os dados sejam roubados.
É altamente recomendado à todos os que acessam a internet, que tenham instalado em seu computador pelo menos um firewall, um antivírus e um antispyware.
(Eu, particularmente,
tenho instalado em
meu equipamento
DOIS de cada um!)
.
Além disso, é importante fazer uma varredura completa de seu sistema atrás de vírus e spywares pelo menos 1 vez a cada 15 dias (Eu, particularmente, faço tal varredura 1 vez por semana!), e mantê-los atualizados. Como parâmetro, quanto mais você ficar conectado na Internet, mais frequente deve ser a varredura completa, e mais frequente deve ser a atualização de tais softwares.

Abaixo duas alternativas de antispywares gratuitos disponíveis para download
(Recomendo a instalação dos dois... é melhor prevenir do que remediar!):

- Microsoft Windows Defender 7.0.1593 FINAL
- Spybot - Search & Destroy 1.6.2.00

Veja também:

- Vírus! Você sabe o que é?

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo