segunda-feira, 3 de maio de 2010

COOL-ER, um e-reader Nacional!

Enquanto 2009 foi considerado o ano do e-reader no exterior, especialistas afirmam que o mesmo acontecerá no Brasil, porém em 2010. Para provar a afirmação, apresento neste artigo nada menos do que um e-reader de fabricação nacional, o COOL-ER, da Gato Sabido.
O último Natal apresentou um grande número de vendas em arquivos digitais, chegando a ultrapassar a quantidade de livros e objetos físicos vendidos. Algo que estimulou o aumento das vendas foi a existência de e-reader como o Kindle, Sony Reader, ambos com grande qualidade e recheados de recursos para atrair mais compradores, além da febre nas mídias com o lançamento do iPad. A principal função de um e-reader é exibir as páginas de um livro, em sua versão eletrônica, melhor ainda se for utilizando a tecnologia e-ink, para simular uma página de verdade.
Fora isso, o resto é luxo:
Conexão Wi-Fi e/ou 3G para baixar e-books da internet para seu aparelho, tocar músicas, tela touchscreen, entre outras regalias muito bem-vindas.
Sendo o COOL-ER de fabricação nacional, seu preço é muito inferior ao dos gigantes já mencionados, pois não há impostos referentes à importação.
Por 750 reais, mais taxas de remessa, você pode adquirir o seu e levar sua biblioteca digital para onde quiser, bem como colocar uma música de fundo para embalar a leitura.

Parece papel

Usar a tecnologia e-ink faz o gasto de bateria ser bastante reduzido (cerca de 8 mil viradas de página!), pois o texto é impresso na tela e você só consome quando vira páginas - além de tornar a tela parecida com uma página de livro.
Outro fator que torna a leitura agradável é a ergonomia do COOL-ER e segurá-lo não cansa suas mãos porque seu peso é de 178 gramas. No visual, as cores disponíveis, que deixam o COOL-ER mais agradável aos olhos, são Rosa(Hot Pink), Rosa(Cool Pink) e Violeta(Vivid Violet), disponíveis para pronta entrega. As cores Azul(Sky Blue), Preto(JackBlack), Prata(Silver Shine), Vermelho(Ruby) e Verde(Racing Green) estão aguardando o próximo lote, pois as vendas superaram todas as expectativas.
Leia pelo tempo que desejar...

O COOL-ER permite a execução de músicas enquanto você aproveita sua leitura, bastando transferi-las para o aparelho. Caso o 1 GB não seja suficiente, utilize um cartão SD para aumentar em até 4 GB a capacidade. Por outro lado, a compatibilidade de arquivos também não é problema, uma vez que é possível visualizar e-books nos formatos .PDF, .EPUB, .FB2, .RTF, .TXT, .HTML, .PRC, inclusive imagens em .JPG. Durante a leitura você decide qual dentre três tipos de fonte prefere visualizar e seu respectivo tamanho na tela. Além disso, caso você não deseje ler seus e-books no formato “retrato” (vertical), existe a opção de trocar para o modo “paisagem” (horizontal).
A bateria acabou? Que pena...

Um detalhe que pode ser considerado inconveniente no COOL-ER pode aparecer quando a bateria acaba. Afinal, só é possível recarregar sua bateria através de um cabo USB ligado a um computador. Você pode ter pensado em uma solução prática, carregando consigo uma bateria reserva. Talvez resolva, mas não tão facilmente e com tanta praticidade: a tampa que segura a bateria é presa com um parafuso pequeno. Ou seja, para não ser pego desprevenido é preciso ter sempre a mão uma chave ou ferramenta apropriada para abrir a tampa, ou um notebook para recarregá-la. Cabe aqui a sugestão da aquisição de carregadores genéricos de tomada com entrada USB, além dos carregadores veiculares com entrada USB, com mesmo nível genérico.

O COOL-ER suando a camisa!

Uma excelente maneira de perder pontos preciosos na funcionalidade do COOL-ER e consumir em demasia a bateria é escutar músicas.
Além de, provavelmente, reduzir drasticamente o tempo útil da bateria, fazê-lo garante a espera de aproximadamente dez segundos por uma virada de página. Em outras palavras, fica claro que 128 MB de memória não são suficientes para executar um arquivo de áudio e visualizar um e-book ao mesmo tempo.

Segurar, OK! Apertar... Que preguiça!

Como já mencionado anteriormente, segurar o COOL-ER é confortável e não cansa as mãos. Entretanto, na hora de apertar os botões você percebe certa falta de praticidade: eles são duros. Através dos botões você altera o volume, muda a visualização de “retrato” para “paisagem”, volta à biblioteca, abre um menu de opções de ação e escolhe itens. Porém, você não demora muito para notar que fazer certas coisas é muito demorado. Por exemplo, num menu com várias opções, é necessário apertar várias vezes um botão duro para chega àquela desejada e, caso você cancele a ação, deve voltar desde o início.
Nessas horas você sente falta de uma tela touchscreen no aparelho.
Onde foi parar aquela imagem?

Talvez esteja dividida entre várias páginas por não caber na tela. Tudo bem, se o tamanho da fonte é aumentado, a imagem aumenta proporcionalmente.
O problema é que vê-la aos pedaços dá no mesmo que não vê-la! Somado com a navegação lenta e as teclas duras (pior ainda quando escutando músicas), o resultado é um aparelho no qual você está limitado a ler e-books, apesar da existência de opções de organização, pesquisa e afins.
Vale a pena?

Sejamos realistas, querer comparar um produto nacional, recente, com similares de renome internacional é quase covardia. No entanto, há critérios básicos que não deveriam ser deixados de lado durante a produção seja lá do que for, como praticidade e velocidade.
Nesses dois quesitos, o COOL-ER deixa a desejar, porém não pode ser considerado um caso perdido: talvez a substituição do material dos botões, o aumento da memória e uma tela touchscreen poderiam reverter tais julgamentos.
O preço do COOL-ER é inferior ao do Kindle e do Sony Reader, uma diferença que gira em torno de 200 e 400 reais, sem contar na diferença em comparação às especulações que giram em torno do iPad (teoricamente, cerca de 1300 reais na versão mais básica!). Apesar de mais caros, possuem muito mais funções que o COOL-ER, mas, por outro lado, o COOL-ER é muito mais fácil de ser adquirido por não envolver taxas de importação. Tal característica, todavia, seria um fator que justificaria um preço menor do cobrado atualmente, ou manter o preço atual, mas agregando as sugestões de regalias em funcionalidade citadas acima!

Adquira seu COOL-ER!
Em suma, ao optar pelo COOL-ER você evita demoras por causa da importação e economiza dinheiro, sem contar com a praticidade da dupla PagSeguro/Correios que o site Gato Sabido oferece para facilitar a concretização da compra e envio do equipamento.
Contudo, ao comprar um e-reader considerado top de linha você ganha um aparelho prático e com uma maior gama de funções.

Portanto, cabe aqui uma consideração pessoal:

- Para mobilidade, conectividade, economia de espaço, praticidade e funcionalidade, compre um Smartphone com aplicativos e-reader;
- Você é escravo de novas tecnologias, prefere manter-se atualizado aos lançamentos e o fator financeiro não é relevante, o iPad é a sua cara;
- Mas você quer um e-reader que cumpra seu único papel, que é a simples prática da leitura digital, adquira um COOL-ER!

Loja Virtual da Gato Sabido!Sua biblioteca acabou? Sem problemas!
Acesse a Loja Virtual da Gato Sabido e acrescente livros de vários preços à sua coleção, sejam eles de domínio público ou best-sellers atuais.

Fontes:
Revisão, Edição e Customização de Texto: Original Baixaki
Informações Técnicas: Gato Sabido

1 C O M E N T Á R I O (S):

msistemista 17 de junho de 2010 às 14:07  

hello !!! estava neste site e me lembrei deste seu blog !!! abcs :-)
http://creativenerds.co.uk

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo