segunda-feira, 24 de maio de 2010

YouTube e o IPv6!

A internet já foi limitada a menos de dez computadores espalhados pelo mundo, assim como os computadores, que já foram objetos de luxo na sociedade mundial.
Os preços caíram, as vendas subiram e hoje boa parcela da população possui um terminal de acesso à web em suas próprias casas. O problema é que a internet atual trabalha com um protocolo conhecido com IPv4, que faz uma série de cálculos para a liberação de endereços de IP individuais, pois cada computador precisa de uma identificação diferente. O número de endereços é limitado e pode se esgotar nos próximos anos, causando problemas de instabilidade nos acessos.
O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública. Para um melhor uso dos endereços de equipamentos em rede pelas pessoas, utiliza-se a forma de endereços de domínio, tal como www.dicasdoquaresma.com.br. Cada endereço de domínio é convertido em um endereço IP pelo DNS.
Este processo de conversão é conhecido como resolução de nomes de domínio.
O endereço IP, na versão 4 (IPv4), é um número de 32 bits escrito com quatro octetos representados no formato decimal (exemplo: 128.6.4.7). A primeira parte do endereço identifica uma rede específica na inter-rede, a segunda parte identifica um host dentro dessa rede. Devemos notar que um endereço IP não identifica uma máquina individual, mas uma conexão à inter-rede.
Assim, um gateway conectando à 'n' redes tem 'n' endereços
IP diferentes, um para cada conexão.

Existe outra versão do IP, a versão 6 (IPv6) que utiliza um número de 128 bits. Com isso dá para utilizar 25616 endereços. O IPv6, novo formato de protocolos garantirá um maior número de endereços, além de gerar mais segurança e velocidade nas transferências de dados, ele permitirá que uma mesma máquina possua mais de um endereço IP e assim envie pacotes de dados individuais com mais estabilidade. O IPv6 já está sendo utilizado há algum tempo!
Mesmo que você ou seus amigos não saibam ou não tenham visto, você pode até ter passado por algum tunelamento entre IPv6 e IPv4 e não sabe!
Mas, agora, com a aceleração de sua implantação, você vai vê-lo e muito, pois sem o IPv6 não seria possível o crescimento e a evolução da Internet.
Desde o início de sua utilização comercial, há mais de uma década, prevê-se o esgotamento dos endereços IP, conhecidos hoje como IPv4. Esses endereços são usados para identificar cada computador na rede, como o seu CEP identifica seu endereço residencial ou comercial. Ações paliativas vêm sendo tomadas desde então, mas mesmo assim esses endereços devem esgotar-se no Brasil em algum momento entre 2012 e 2014.

IPv6 Ready?

O IPv6 traz para a Internet um espaço de endereçamento capaz de suportar o crescimento da rede indefinidamente ou, pelo menos, em qualquer futuro que pudemos imaginar até agora!
Isso mesmo, você não leu nada a mais, estamos falando de muito tempo e uma grande estrada de crescimento. Além de resolver o problema de espaço, o novo protocolo também apresenta avanços em áreas como segurança, mobilidade e desempenho. Em outras palavras, é a solução do problema para a escassez e outros fatores integrantes dos atuais endereços IPv4.
O IPv6 já existe há 10 anos, e possui aproximadamente 56 octilhões (Creio que você nunca viu esse número, mas é algo parecido com isso: 56*1027 ou 56.000.000.000.000.000.000.000.000.000) de endereços por ser humano na Terra, considerando-se a população estimada em 6 bilhões de habitantes, além de contemplar características como auto-configuração (sem necessidade de um servidor DHCP) e o endereço atribuído em hexadecimal, algo similar a 2002:ac1b:0102::2/56. Apesar de parecer absurdamente complexo para um leigo, agora será mais fácil do que nunca configurar uma rede local em sua casa.

O IPv6 no YouTube

Apesar das melhorias significativas que o novo formato pode trazer ao mundo tecnológico, faltam investimentos de diversos setores para que tudo possa ser efetivamente instalado nos sistemas de internet. Mas como sempre é preciso um primeiro passo, e inovação é uma palavra que faz parte do vocabulário primordial da Google, os usuários já sabem o que esperar!

A Google anunciou que um de seus serviços mais acessados em todo o mundo, o YouTube, passa a contar com o suporte para aceitar os protocolos IPv6 e, portanto, será mais estável e mais veloz em relação aos padrões atuais de navegação do site. Possuindo mais endereços de IP, os servidores do YouTube podem gerar mais estabilidade no sistema, dando um fim aos famosos travamentos de vídeos e lentidões nos carregamentos que tanto incomodam os usuários de todos os países, principalmente os brasileiros, que não possuem conexões tão avançadas. Outro ponto positivo desses novos investimentos da Google no IPv6 está alicerçado na influência que a empresa possui sobre todas as outras empresas de internet do mundo. Depois de constatadas as melhorias originadas pelo novo padrão, estima-se que vários outros portais e serviços online passem a utilizar o IPv6, melhorando as conexões em diversos sentidos.
Num futuro próximo, é possível que a grande maioria dos grandes sites da internet passem a utilizar os protocolos IPv6. Aos usuários, resta esperar mais segurança, estabilidade e velocidade nos acessos nos diversos serviços disponíveis na web.
A Quaresma Consultoria & Treinamento, sempre acompanhando a evolução da tecnologia, não está de fora desta inovação, e já vem se preparando para estar apta a lidar com este novo desafio. Participamos de um curso, em São Paulo, ministrado pelo pessoal do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), um dos órgãos que ajudam a gerir a Internet no Brasil!
Se você ficou interessado no assunto e gostaria de saber mais sobre IPv6, pode participar do curso estilo e-learning do NIC.br em http://curso.ipv6.br.

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo