segunda-feira, 6 de julho de 2009

Canais de RSS!

Hoje em dia os meios de comunicação não se restringem mais apenas à Rádio, TV e Jornal. A Internet vem atropelando todos os meios de comunicação em massa que dominaram o século passado. E na própria Internet, são inúmeros os meios de obtenção de conhecimento e atualização de notícias, novidades, lançamentos, inclusive as mesmas fofocas antes lidas em revistas e jornais. Um dos mecanismos atualmente utilizados para tornar prática e rápida a atualização de informações e notícias sobre um determinado assunto é o RSS.
RSS é o nome da tecnologia usada para que usuários de Internet mantenham-se atualizados automaticamente sobre o conteúdo de uma determinada página na Internet. Os sites que mais assimilaram e utilizam esta tecnologia são páginas de Notícias, Blogs e alguns Podcasts. A tecnologia RSS caiu como uma luva para essas páginas, pois elas são atualizadas com muita freqüência e nem sempre os usuários conseguem acompanhá-las. Com o RSS, esses usuários ficam sabendo quase que instantaneamente sobre alguma atualização que foi feita, e não precisam visitar a página em busca de novas informações. Um documento RSS é chamado de Feed, Web Feed ou Channel. Em outros casos, a expressão “Canal RSS” também é utilizada. Este documento pode apresentar um sumário de uma página ou então exibir um texto inteiro.
Para ler as fontes RSS, é necessário ter um programa do tipo “Feed Reader” (“Leitor de Feed”) instalado. Em outros casos, este programa é conhecido como “Aggregator” (“Agregador”). O usuário instala o programa e, a partir daí, o leitor exibe o conteúdo atualizado com freqüência e automaticamente. Existem também versões de Feed Readers On-Line, disponíveis na Internet, como exemplo, o Google Reader.
Quando necessário, este leitor também baixa o conteúdo, mas também o usuário pode simplesmente adicionar o Canal RSS da página de interesse em seus Favoritos. Atualmente a maioria dos navegadores, em suas versões mais recentes, são "Feed Readers" e, além disso, alguns navegadores reconhecem Canais de RSS quando um determinado site ou página são abertos, avisando o usuário visualmente ou por meio sonoro.

Caso queira instalar um Feed Reader em seu Computador, para não precisar ler seus RSS prediletos via Favoritos do seu Navegador de Internet, clique na imagem abaixo para efetuar o Download:






Para manter-se antenado com o mundo da tecnologia, recomendo o acesso aos Canais RSS abaixo, seja via Feed Reader, ou apenas adicionando-os em seus Favoritos!

Meus Blogs:

- Dicas do Quaresma

> Postagens
http://dicasdoquaresma.blogspot.com/feeds/posts/default

> Comentários
http://dicasdoquaresma.blogspot.com/feeds/comments/default

- Meu Cazzzulo
> Postagens
http://meucazzzulo.blogspot.com/feeds/posts/default

> Comentários
http://meucazzzulo.blogspot.com/feeds/comments/default


Grandes Portais:

- UOL Tecnologia
http://rss.tecnologia.uol.com.br/ultnot/index.xml

- G1 Tecnologia
http://g1.globo.com/Rss2/0,,AS0-6174,00.xml

- Info Online - Plantão INFO
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/rssnews.xml

- Estadão - Tecnologia
http://www.estadao.com.br/rss/tecnologia.xml

- IDG Now! - Notícias
http://idgnow.uol.com.br/RSS2/

- Baixaki - Destaques
http://feeds2.feedburner.com/baixaki/destaques?format=xml

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo