Internet Lenta? Teste!
O Brasil tem um número relativamente alto de usuários insatisfeitos com seu serviço de internet banda larga. A insatisfação com serviços de internet discada, como diz a Copélia: "Prefiro não comentar!"... Alguns motivos para isso são: quedas, downloads e uploads em baixa velocidade e falhas durante chamadas VoIP. Claro que nem todas as operadoras oferecem serviços de baixa qualidade e muitas vezes nem há problema com a conexão. De um modo ou de outro, quem sempre tem de verificar se está recebendo o que pagou é o consumidor. Saiba um pouco do que ocorre e como você pode solucionar tais problemas.
Velocidade falsa...
Antes de você pensar em fazer qualquer coisa para reivindicar seus direitos, tenha em mente que ao contratar um serviço de internet banda larga, você já está sendo
enganado... Ponto!
Não por aquela famosa e absurda cláusula do contrato que dita e defende o direito da operadora de garantir apenas 10% da banda oferecida, mas sim pelas nomenclaturas utilizadas, em sua grande maioria, propositalmente subjetivas. Trocando em miúdos, vende-se uma velocidade de banda mas,
tecnicamente, somente 1/8 DESSA BANDA É REAL!
Por exemplo: se você contratou uma internet de “2 Mega”, não adianta se iludir e pensar que irá baixar arquivos da internet com a velocidade de 2MB (MegaBytes), pois o termo “Mega” que as operadoras utilizam faz referência a megabits (equivalente a um oitavo do MegaByte).
Explicando rapidamente, 8 bits equivalem a 1 Byte e, por consequência matemática, 1Megabits (1.000.000 bits) equivalem a 125Kilobits (125.000 bits!). Portanto, para calcular a velocidade real de sua internet, basta você dividir o valor da sua conexão por oito!
Velocidade Alternada!
Ultimamente algumas operadoras têm utilizado o esquema de alternar a velocidade, ou seja, há velocidades diferentes para horários específicos. Esse truque é interessante — para as operadoras claro! — e só é aplicado em planos residenciais, visto que as empresas não contratam planos deste tipo. Para que você entenda melhor a situação, basta comparar a Internet com o Metrô, não importando em qual cidade e com qual estrutura. Pense que, de madrugada, a quantidade de pessoas utilizando o serviço é menor e, portanto, chega-se mais rápido ao destino. Com a mesma estrutura, mas nos horários de pico, você chegará ao destino com um tempo maior, isso se você conseguir entrar no trem do Metrô! (Tente fazer este teste na prática, utilizando o Metrô da cidade de São Paulo, especificamente na interligação de linhas na estação Paraíso, as 17 ou 18hs... cuidado para não se machucar ou enlouquecer!)...
Mas este é um outro assunto!rs
Downloads abaixo do esperado?
Os motivos para sua internet ficar lenta são vários, sendo que a culpa principal é da operadora. No entanto, se você é um usuário das redes P2P (Troca de arquivos utilizando softwares como o eMule, por exemplo!), pode ter certeza que ao utilizar aplicativos com tais capacidades, sua internet perderá velocidade. O grande problema nas redes P2P é que seu computador envia e recebe dados simultaneamente, fator que deixa sua internet mais lenta. Em alguns casos é bem provável que ao abrir um aplicativo deste porte, a navegação em sites comuns seja quase impossível. Mas se você é um internauta comum, que apenas navega pelos sites, envia e recebe e-mails e, esporadicamente, assiste um vídeo ou outro no YouTube, tenha certeza que a utilização comum não deve acarretar em problemas de velocidade e mesmo que isso aconteça, a alteração é muito sutil e quase imperceptível.
Muitos computadores deixam a conexão mais lenta!
Em redes de grande porte, ou mesmo redes de pequenos escritórios, com ou sem fio, há vários computadores interligados e geralmente utilizando a mesma conexão de internet. Em casos como este, esteja ciente que a navegação na web sempre fica mais lenta, pois a velocidade total é dividida entre todos os Computadores da rede.
E o Traffic Shapping?
Traffic "o quê"? Bem, se você ainda não conhece esse termo, talvez uma apresentação seja interessante. Este é o nome concebido a limitação que as operadoras vêm impondo nas conexões de internet banda larga para frear um pouco os downloads dos usuários. Portanto, se sua operadora utiliza tal recurso, pode saber que muitas das vezes que o YouTube, por exemplo, está lento, não é um problema no site, e sim, tal limitação "freando" sua conexão.
Confira sua Velocidade:
Faça um Teste!
Antes de reclamar com sua operadora, você deve efetuar alguns testes, pois muitas vezes é comum se enganar pensando que a internet está lenta e que, na realidade, muitas aplicações abertas simultaneamente é que estão deixando todo o cenário lento. Você pode testar sua conexão, por exemplo, através de sites que oferecem este recurso, e também pelo site de sua própria operadora de serviços de internet, se ela possuir tal análise. Vale lembrar que qualquer teste efetuado vai determinar a velocidade do exato momento do teste e, portanto, se você efetuar um teste de madrugada, e outro entre 12:00 e 13:00 da tarde (horário comercial de almoço!), com certeza terá resultados absurdamente diferentes!
Abaixo dois sites distintos e idôneos, para você testar a velocidade de sua internet, seja banda larga ou conexão discada!
http://www.speedtest.net
http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php
0 C O M E N T Á R I O (S):
Postar um comentário