segunda-feira, 27 de julho de 2009

Slides fora de ordem!

Em uma Apresentação de PowerPoint comumente organizamos a ordem dos slides de forma cronológica, seguindo algum parâmetro específico sobre o assunto tratado mas, obviamente, ficam dispostos em ordem lógica. Se sua Apresentação não permite a interação com o público, você vai iniciar a Apresentação e, após intervalos pré-definidos, ou avanços manuais, chegará ao final da Apresentação com seus devidos aplausos. Mas se você, ou o assunto tratado, permitem que o público interaja no decorrer da Apresentação, é comum que você precise exibir um slide fora da ordem planejada, para responder alguma pergunta ou comentar alguma colocação do público. Mas como fazer para, sem interromper a Apresentação, exibir um slide fora da ordem? Neste artigo apresento duas soluções simples que podem ajudar-lhe nesta tarefa.

- Número do Slide

Se em sua Apresentação você distribuiu folhetos com miniaturas dos slides, ou se fez cópia impressa de seus slides para planejar melhor o decorrer de sua Apresentação, basta verificar o número exato do slide que você quer exibir, digitar tal número, e pressionar "Enter"!
Pronto... O slide desejado será exibido!

- Botão Direito do Mouse

Nem sempre as Apresentações exigem a distribuição de folhetos para que o público acompanhe seu trabalho, e se você tem prática na manipulação de slides e tira de letra a desenvoltura na frente do público, provavelmente você também não fez cópia impressa dos slides. Neste caso, basta clicar com o botão direito do mouse durante a Apresentação, apontar o mouse para "Ir para o slide" e selecionar o slide desejado... Simples!


Lembre-se que, ao apresentar uma sucessão de slides, muitos dos participantes possuem um conhecimento básico ou até intermediário em PowerPoint. Portanto, é natural que parte do público, ao assistir suas apresentações, perceba quais ferramentas ou recursos que foram utilizados para o desenvolvimento da Apresentação. Exatamente por isso, o público alvo sempre deve ser o principal motivo para decidir quais ferramentas você deve utilizar para criar suas Apresentações. Por exemplo, se você vai apresentar um projeto ou um demonstrativo de resultados para a diretoria de uma empresa, seja prático, objetivo, evite animar objetos e cuidado com as cores fortes... Mas se é uma Palestra, onde o público tem um conhecimento mínimo sobre o assunto, e estão ali justamente para aprender algo com você, utilizar de recursos para surpreendê-los ajudará muito na tarefa cognitiva de "ENSINAR"...
Portanto, antes de desenvolver uma Apresentação, estude sempre seu público alvo, faça coincidir cores com idéias e o horário da Apresentação e, acima de tudo, seja criativo e surpreenda!

1 C O M E N T Á R I O (S):

Anônimo,  15 de maio de 2009 às 16:04  

Muito bom...
Já passei por apuros
no meio de uma apresentação,
justamente por precisar
acessar um determinado slide!
Brigadinha pela dica!
Valéria

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo