segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Navegue com o Opera!

Tentando diversificar, apresentar alternativas aos já conhecidos navegadores de Internet, como o Internet Explorer e o Mozilla Firefox, apresentei em artigo anterior o lançamento do Google Chrome (saiba mais em "Navegue com o Google Chrome!") e, neste artigo apresento o Opera, que é admirado por sua velocidade, visual e simplicidade em certos detalhes. Para a felicidade de nós usuários, uma nova versão foi lançada: o Opera 10.50. Com uma estrutura de JavaScript completamente nova, a promessa do novo Opera é a de velocidade oito vezes maior. O visual e várias funções do programa não sofreram grandes modificações, mas por dentro o navegador foi bem modificado.

Atenção! Versão beta...

Vale lembrar que, como é uma versão beta do programa, ele ainda está em desenvolvimento. Então, erros como o fechamento súbito do navegador podem ocorrer a qualquer momento. Caso ocorra, o Opera salva as abas que estavam abertas para você continuar o que estava fazendo. Depois, ainda abre um formulário para que você fale sobre o problema e o navegador possa melhorar.

Navegação Veloz e com estilo

O Opera sempre se mostrou o navegador com a maior eficiência dentre todos os outros. Os testes realizados por empresas especializadas apontam para a confirmação que, para 2010, o Opera na versão 10.50 é a melhor alternativa dentre os navegadores conhecidos, guardadas e preservadas as devidas simbologias, pois somente o Google Chrome é capaz de ser comparado à sua leveza e à sua velocidade. Inclusive, quando você abre o navegador, ele logo mostra o que é chamado de Speed Dial (discagem rápida). É uma página inicial que reúne todos os sites mais visitados por você, favoritos ou recentes.
Parece bobagem, mas é realmente muito útil, similar ao que acontece com o Google Chrome, quando se abre uma nova aba.

E por falar em Abas, no Opera elas são conhecidas por sua flexibilidade.
Isso porque, assim que você clica e arrasta a barra que separa a navegação das abas, é possível obter miniaturas das páginas que estão abertas. O visual é ótimo e facilita para aqueles que estão com muitas páginas abertas ao mesmo tempo. Há duas maneiras de acessar as outras funções principais do programa (como email, widgets, favoritos, pesquisa etc.): através do grande "O" vermelho, logomarca do navegador, localizado no canto superior esquerdo da tela, ou ao clicar no ícone de abertura de abas, na barra de baixo do navegador.
Não se preocupe com os plugins de compatibilidade:
A maioria já vem instalada, como o Flash Player.

As maiores novidades do Opera 10.50

Além de estar mais veloz, esta versão está repleta de novidades, pois, assim como nas últimas de outros navegadores, o Opera complementa automaticamente o que você digita na barra de endereços com históricos e favoritos que você tenha. A busca dentro das páginas também foi aprimorada, de maneira que você filtre o que procura. Se você usar o Opera com o Windows 7, vai perceber que o visual é feito para se adequar ao novo sistema operacional. Ou seja, a transparência toma conta do navegador do topo ao rodapé, e outra boa notícia para os usuários do novo sistema da Microsoft é que, ao pousar o mouse sobre o Opera na Barra de Tarefas, todas as abas abertas no programa aparecem ali, como se fosse uma função nativa do Windows 7, de várias instâncias abertas.

Email

Se você costuma usar o email frequentemente e adota o Opera como navegador padrão, usar o cliente de email pode ser uma boa idéia. A partir da barra lateral ou do menu principal (o "O" do topo da tela), você acessa suas contas de correio eletrônico, que podem ser configuradas como POP3 ou IMAP (acesso web). Assim, basta uma nova aba para enviar uma mensagem e um clique para conferir novas mensagens.

Widgets

Ao invés de complementos (como no Mozilla Firefox), o navegador traz uma série de widgets, que vão desde clientes para redes sociais (Twitter, por exemplo) até jogos e utilitários para baixar vídeos. Eles funcionam como um aplicativo à parte dentro do navegador. Quem gosta da função nota que a nova versão traz uma série de novos widgets para serem utilizados com o navegador.
A boa (ou má) notícia é que agora eles são totalmente independentes.
Ao instalar um novo widget, ele aparece fora do Opera, como um novo aplicativo do Windows. Isso significa que, se você fecha o navegador,
o widget continua aberto e funcionando.

Opera Unite

Pense em um local que você possa armazenar, via acesso remoto, suas fotos, músicas, documentos e compromissos... Pois é, o Opera Unite é a função que torna isso possível. É como se o seu navegador transformasse o PC em um servidor web de arquivos.

Mais compatibilidade, incluindo o HTML5

Seguindo as tendências, o novo Opera funciona muito bem com a nova tecnologia do HTML5. Se você tinha alguma curiosidade de como funciona o YouTube ou o Vimeo no novo HTML, sinta-se à vontade para experimentá-lo com esta versão. E, não menos importante, o CSS3 também foi implementado — o que garante mais compatibilidade.

Conclusão

Se você é um adepto e fanático usuário Microsoft, o Internet Explorer deve lhe agradar, apesar de seu "peso".
Se você prefere algo similar em funcionalidade ao Internet Explorer, prefira o Mozilla Firefox e seus complementos.
Mas se você optar por leveza, praticidade, usabilidade e, acima de tudo, rapidez em recursos e funções, com certeza o Opera é a melhor alternativa, com o Google Chrome correndo bem próximo. A melhor escolha?
Sua necessidade será a responsável por tal decisão!

Clique na imagem abaixo para efetuar o Download do Opera:

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo