segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Melhorando o Sinal Wireless!

Em um passado não muito longínquo, precisávamos de uma série de cabos para conseguir ter uma boa conexão no computador. Um que vá ao modem, depois outro que chegue ao HUB e mais um para conectar seu PC. Bem, isso tudo pode ser facilmente minimizado ao usar uma rede wireless. Se você tem problemas de sinal baixo ao usar conexões Wi-Fi em casa, apresento neste artigo algumas dicas de como melhorá-lo. O problema é que muitas pessoas não trocam a sua rede com cabos por um roteador sem fio porque nem sempre o sinal wireless é forte o suficiente, e você ainda acaba por ter uma perda significativa de velocidade em sua conexão. Outro fato bastante comum é a variação de sinal, que às vezes só é forte próximo do roteador.
Confira algumas dicas daquelas não catalogadas, não oficiais.

Primeiro Passo: Identificar o Problema

Antes de tudo, você precisa identificar o que está causando a queda do sinal ou a lentidão ao utilizar a conexão wireless. Dê uma olhada onde seu roteador Wi-Fi está colocado. Procure deixá-lo em um local central de sua casa, de maneira que um diâmetro imaginário a partir da antena do roteador atinja todos os cômodos.
Ele deve também ficar em uma altura elevada, como sobre uma estante.
Preste atenção em paredes e objetos metálicos extremamente densos, pois prejudicam bastante o sinal. Também é válido salientar que construções antigas possuem paredes e estruturas mais rígidas, mais densas, e neste caso o sinal tende a cair nos cômodos adjacentes.
Para testar o estado do sinal, utilize também outros dispositivos, como celulares e portáteis compatíveis com conexões wireless. Assim você pode saber se o problema parte do computador ou do roteador.

O problema é o PC

O seu computador também pode ter problemas no recebimento do sinal.
O recomendável é que ele não fique no chão, e sim elevado em alguma superfície, pois ele precisa receber o sinal de maneira desimpedida. No caso de notebooks isso pode ser mais simples, já que ficam sobre mesas, suportes ou o próprio colo, e a recepção acaba por ser melhor. Em alguns casos, a placa de recepção Wi-Fi pode não ser boa o suficiente ou apresentar problemas.
A solução pode ser comprar uma nova placa PCI, no caso de um computador de mesa, ou um adaptador USB para notebooks, ambos para recebimento de sinal sem fio como alternativa ao dispositivo Wireless original. Verifique também se os drivers de todos os dispositivos estão atualizados.

O Problema é o Roteador Wi-Fi

Canal do Roteador: os roteadores costumam vir com um padrão de fábrica. Pense que os eletrônicos sem fio utilizam, geralmente, a mesma frequência. Sendo assim, é necessário modificar o canal em que o roteador trabalha para não haver nenhum tipo de complicação no sinal.
Para mudar o canal de recepção de seu roteador existem alguns softwares disponíveis no mercado, inclusive alguns gratuitos, mas é interessante que você chame para tal tarefa um técnico de sua confiança.

Atualize o Firmware: acredite se quiser, mas atualizar o software de seu roteador pode fazer uma diferença enorme na qualidade da transmissão e recebimento de dados. Para atualizar o firmware do roteador você deve ir até o site do fabricante e procurar atualizações para o modelo que você tem.
Antenas do Roteador Wi-Fi: elas são medidas em uma unidade chamada dBi que, de modo resumido, corresponde ao ganho de energia obtido nos planos vertical e horizontal. Quanto maior o dBi, maior e melhor o alcance das antenas que estão conectadas ao roteador. Assim, se você conseguir antenas mais potentes, os obstáculos e a distância tornam-se um problema menor. Se você tiver um roteador que permite trocar as antenas, experimente fazer isso.
A maioria deles vem com antenas de 2 ou 3 dBi, então trocar por uma mais potente é uma boa solução. Os preços de antenas com 12 dBi, por exemplo, custam menos do que 100 reais.

Direcione o Sinal: quando o roteador wireless está ligado, o sinal vai para todos os lados. Você pode aumentar a intensidade dele ao direcionar exatamente para o local que você quer como receptor do Wi-Fi. Para isso, experimente fazer uma “gambiarra” utilizando uma lata de refrigerante, por exemplo, criando uma espécie de parábola na antena do roteador.
Veja o vídeo abaixo:



Repetidores: eles também são bastante eficientes quando se fala em aumentar a efetividade com que o sinal chega. A função dos repetidores é simples: eles reenviam o sinal wireless obtido do roteador principal, como se fossem espelhos. Dessa forma, você pode dividir o espaço total de sua casa em dois ou mais pontos principais e obter uma cobertura Wi-Fi muito mais eficiente.

Nada disso resolveu...
E agora?

Se você já tentou configurar corretamente o computador, atualizou os drivers do roteador (que está colocado em um bom local), adquiriu novas antenas e mesmo assim o sinal continua muito ruim, a solução pode ser comprar um novo roteador Wi-Fi, pois é possível que o modelo que você tem não seja muito bom. Logo, uma boa idéia é pesquisar os roteadores existentes no mercado e verificar quais deles têm melhores qualidades de sinal e funcionamento para os usuários. Não esqueça que o sinal wireless de sua rede está totalmente vinculado a qualidade e tamanho de banda de seu plano de internet. Portanto, se sua internet estiver ruim e/ou instável, o sinal wireless será ruim/instável por consequência.
De qualquer forma, as soluções simples aqui apresentadas costumam resolver, partindo do princípio que seu sinal de internet está bom e estável.
Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar boas experiências obtidas com roteadores wireless, podendo auxiliar outros usuários e fomentar o conteúdo deste artigo: Participe!

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo