segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Caixas de Combinação no Excel - 1!

Primeiramente eu gostaria de agradecer aos Patrocinadores, Parceiros, Clientes, Ex-alunos, Amigos e Visitantes de uma forma geral que estão prestigiando este blog, lendo, aprendendo e utilizando as dicas de meus artigos no cotidiano, seja profissional ou aplicações de cunho pessoal.
É comum nestes usuários, mesmo não tendo dúvidas em testar e aprovar as dicas mencionadas em meus artigos, na prática acabam por não saber onde utilizar algumas delas. Portanto, este artigo em particular vem atender algumas reivindicações de visitantes em geral, solicitando exemplos de alguma aplicação prática, como o desenvolvimento de um Formulário de Orçamento no Microsoft Excel, por exemplo!
Em tarefas de preenchimento de Formulário de Orçamento de Vendas, é natural que seja utilizado repetidamente os produtos à venda na loja, e para evitar a digitação dos produtos, preços, cálculo de sub-total e total, vamos automatizar todos esses processos, de forma que a única informação digitada será a quantidade de determinado produto.
O exemplo tratado neste artigo utiliza o Microsoft Excel 2007 como base explicativa. Caso você não utilize esta versão, pode verificar alguma divergência em encontrar os recursos utilizados, mas os conceitos e ferramentas utilizadas funcionam em qualquer versão do Excel.

Formulário de Orçamento de Vendas
de Equipamentos de Informática


Para criar um Formulário de Orçamento de Vendas, serão necessários conceitos mínimos no Microsoft Excel, além de reservar alguns minutos na leitura, aprendizado e teste dos procedimentos citados neste artigo. Vale lembrar que será usado um exemplo de Formulário de Orçamento de Vendas de Equipamentos de Informática, mas os conceitos aplicados valem para quaisquer produtos, mudando apenas o layout do formulário, design, cores, formatação e, lógico, a relação de produtos!

Vamos lá...

- Com o Excel aberto, crie na Planilha "Plan2" a Relação de Produtos,
conforme imagem abaixo;
Obs.: digite NA ÍNTEGRA o que você vê na imagem,
inclusive utilizando as mesmas formatações!
Nos Preços, não digite "R$", nem ponto, nem vírgula,
e sim formate os valores para moeda!


- Na Planilha "Plan1", construa o Formulário de Orçamento de Vendas.
Abaixo uma imagem que ilustrará nosso exemplo. Utilizei o espaço das linhas 1 a 4 para criar um cabeçalho para o Orçamento. Crie conforme sua conveniência, mas lembre-se que este é apenas um exemplo e, portanto, obedeça as células utilizadas, para não haver confusão nos procedimentos que serão explicados no decorrer deste artigo;


- Nas linhas 8 a 20, altere a altura para 18 (24px), que é a altura ideal para receber o recurso "Caixa de Combinação", que será explicado mais abaixo;


- O recurso "Caixa de Combinação" fica disponível na aba "Desenvolvedor" que, na configuração padrão do Excel, essa aba não é exibida. Para exibir a aba "Desenvolvedor", clique no emblema do Office no canto superior esquerdo da tela, e clique em “Opções do Excel”;

- Na janela que se abre, no item "Mais Usados", na seção "Opções principais para o trabalho com o Excel", marque a opção "Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções", e clique em "OK";


- Na aba "Desenvolvedor", na seção "Controles", clique na pequena seta, logo abaixo do item "Inserir", e selecione o Controle "Caixa de Combinação";


- O ponteiro do seu mouse torna-se uma pequena cruz. Clique e mantenha pressionado, arraste e solte, desenhando o Controle "Caixa de Combinação" sobre a célula A8. Caso não consiga desenhá-la exatamente sobre a célula A8, utilize as "bolinhas" de redimensionamento para correção.
Para selecionar a Caixa de Combinação sem que ela seja executada, clique sobre ela com a tecla "CTRL" pressionada;

- A Caixa de Combinação foi criada, mas ainda não possui nenhuma função. Vamos formatá-la, clicando com o botão direito do mouse sobre ela, e clicando em "Formatar Controle";


- A Caixa de Combinação será utilizada para listar os produtos disponíveis à venda, conforme foram relacionados na Planilha "Plan2".
Para tal, na aba "Controle", em "Intervalo de Entrada", digite "Plan2!$B$2:$B$23" (sem as aspas!), em "Vínculo da Célula", digite "A8" e em "Linhas Suspensas", digite "22";

Explicação:

- Intervalo de Entrada: é o intervalo absoluto de células (por isso o uso do "$") da relação de produtos na Planilha "Plan2";
- Vínculo da Célula: o que for selecionado na Caixa de Combinação será inserido na célula A8, para que possamos utilizar tal informação para cálculo do orçamento, que será explicado mais abaixo;
- Linhas Suspensas: Na Planilha "Plan2" temos uma relação de 22 itens. Se você informar 23, a Caixa de Combinação ficará em branco, por isso a existência do item "Vazio" (Opcional!). Este número está totalmente relacionado com a quantidade de itens que você quer que sejam exibidos ao clicar na Caixa de Combinação, ficando sobre sua conveniência. Ao informar um valor menor do que a quantidade de itens da relação de produtos, estes serão normalmente exibidos, mas com a exibição de uma barra de rolagem. O valor padrão é "8";


Continuando:

- Agora teremos uma etapa simples, mas trabalhosa, que é a de copiar a Caixa de Combinação para cada uma das linhas de nosso Orçamento, até a linha 20. Para copiá-las, basta selecionar a Caixa de Combinação com a tecla "CTRL" pressionada, copie (CTRL + C), cole (CTRL + V) e posicione,
conforme imagem abaixo;


- A parte trabalhosa é agora, que teremos que formatar cada uma das Caixas de Combinação, para vinculá-la a sua célula correspondente. Para tal, clique com o botão direito do mouse sobre a Caixa de Combinação que está sobre a célula A9, e clique em "Formatar Controle". Na aba "Controle", no item "Vínculo da Célula", digite "A9", e clique em "OK". Repita este procedimento até a Caixa de Combinação que está sobre a célula A20, uma a uma;


- Repita... repita... repita... até a Caixa de Combinação da célula A20;


- Até aqui, criamos todas as Caixas de Combinação de nosso Orçamento.
Teste-as! A partir deste ponto é necessário criar a correlação do Produto selecionado com seu devido Preço. Utilizaremos para este caso uma fórmula que combinará as funções "SE" e "PROCV", que será explicada mais abaixo.
Mas temos um problema: a relação de produtos está na Planilha "Plan2" e a fórmula que fará a relação com os Preços dos Produtos estará na Planilha "Plan1". A função "PROCV" não faz relação entre planilhas, somente relação entre dados de uma mesma planilha ou entre intervalos com nomes definidos. Para resolver este problema, vamos "enganar" a função "PROCV", nomeando o intervalo da nossa relação de produtos. Para tal, na Planilha "Plan2", selecione o intervalo "A2:C23", na caixa de Nome das Células, digite "Produtos", e pressione "Enter", conforme imagem abaixo;


- Vamos agora criar a fórmula que fará a relação do Produto selecionado na Caixa de Combinação com seu Preço. Para isso, na célula B8, digite
=SE(A8=0;0;PROCV(A8;Produtos;3;FALSO)) e pressione "Enter";


Explicação:

- A função "SE" faz um teste na célula A8, verificando seu conteúdo.
SE o conteúdo da célula A8 for igual a zero (em branco!), o preço será zero,
quer dizer, também em branco;

- SE a célula A8 tiver qualquer conteúdo, a função "PROCV" entra em ação, procurando tal conteúdo na primeira coluna da relação de produtos.
Ao encontrá-lo, finaliza a fórmula e exibe o conteúdo relacionado da terceira coluna da relação de produtos;

- "FALSO" significa que a função "PROCV" deve procurar e relacionar valores exatos. Quando "FALSO" é suprimido ou substituído por "VERDADEIRO", a função "PROCV" fará uma procura e relação aproximada. Em nosso caso, a referência deve ser exata (Produto - Preço), por isso "FALSO"!


Continuando:

- Com a célula B8 ainda selecionada, na aba "Início", na seção "Número", formate a célula para valor monetário;


- Copie a célula B8 até a célula B20. Neste caso, uma alternativa ao CTRL + C e CTRL + V é clicar na alça de seleção na extremidade direita inferior da célula B8, mantenha pressionado, arraste até a célula B20 e solte;


- Centralize o conteúdo das células da sequência C8:C20 e, na célula D8, digite "=C8*B8" (sem as aspas!), uma fórmula simples para cálculo entre Quantidade e Preço do Produto em referência;


- Copie a célula D8 até a célula D20, utilizando a alça de seleção, conforme já explicado, ou os famosos CTRL + C e CTRL + V, por sua conveniência;


- Utilize as linhas 22 e 23 para criar a Totalização do Orçamento.
Em nosso exemplo, foram mescladas as células da sequência A22:B23, para digitar "TOTAL ----->" e mescladas as células da sequência C22:D23 para digitar "=SOMA(D8:D20)", uma soma simples utilizando a função "SOMA", conforme imagem abaixo;


- Finalmente nosso orçamento está pronto, bastando apenas retoques finais de formatação, layout e design, cores, etc., conforme sua conveniência. Faça seus retoques e teste as Caixas de Combinação, informando a quantidade de itens para cada uma das Caixas de Combinação que você utilizar.

Em nosso exemplo, veja o resultado!


Caso você queira utilizar este exemplo em práticas administrativas, é válido lembrar que um Orçamento deve conter em seu cabeçalho as informações da empresa, como Logomarca, Nome Fantasia, Razão Social, Endereço, Dados de Contato, CNPJ, etc., semelhante a um talão de pedidos. No rodapé de um Orçamento, além da Totalização, é importante acrescentar campos como Desconto, Taxa de Entrega, Condições de Pagamento, etc., itens que podem variar conforme as necessidades da empresa e dos produtos que serão orçados.
Utilize sua criatividade e, tomando por base os conceitos e procedimentos citados neste artigo, desenvolva um Formulário de Orçamentos Personalizado para a empresa que você trabalha, surpreendendo seu chefe e/ou gestor.
Lembre-se que você não é insubstituível e, portanto, inovar e apresentar novas soluções à empresa mostrará pró-atividade e espírito empreendedor, alicerçando sua posição e aproximando-o de uma posição superior...
Pense nisso e Boa Sorte!


20.05.2009 01:00

36 C O M E N T Á R I O (S):

Anônimo,  22 de maio de 2009 12:39  

Nossa... incrível...
Primeira vez que consigo seguir
um 'passo-a-passo' de um exercício,
e consigo fazê-lo do início ao fim,
sem erros. rs
Estou usando seu exemplo na planilha
de pedidos do meu trabalho...
Agilizou muito meu trabalho!
Muito Obrigada!
Mirtes!

Anônimo,  9 de setembro de 2009 17:53  

Muito bom mesmo

Anônimo,  10 de setembro de 2009 14:15  

Como faço para aumentar o tamalho da fonte? Grato

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 10 de setembro de 2009 15:43  

Ao "anônimo" acima, caso queira alterar o tamanho da fonte da planilha, basta formatar normalmente mas, se a necessidade é alterar o tamanho da fonte dos dados exibidos nas caixas de combinação, como trata-se de um recurso do Excel, os dados são exibidos no tamanho padrão.
Caso haja algum meio não documentado, mesmo via VBA, retorno e posto outro comentário, ok?
Muito obrigado pela preferência!

André Guimarães,  25 de setembro de 2009 13:53  

Olá Quaresma, sigo sempre seus tutoriais e gostaria de agradecer pelas inúmeras dicas.
Tenho uma pergunta. Existe uma maneira de vincular o conteúdo de uma caixa de combinação com outra. Exemplo. Na primeira caixa Abre Homem e mulher.
Se selecionado Homem a segunda caixa abre Calça, camisa, sapato. Se selecionado mulher a segunda caixa abre Blusa, saia, sandália.

Grato,

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 29 de setembro de 2009 13:13  

Olá André...
De "bate-pronto" e teoricamente, não me vem uma solução para vincular uma caixa de combinação com a seleção de outra, mas consigo imaginar uma solução utilizando a função PROCV, ou até mesmo as funções BD??? para vincular os dados de entrada de uma caixa de combinação conforme a seleção prévia de uma outra caixa de combinação.
Para tal, preciso de mais detalhes do que você precisa. Me envie um e-mail com os detalhes, eu estudo o assunto, e encontrando uma solução, posto um artigo específico com sua idéia, ok???
Aguardo, e obrigado pela preferência!
NAMASTE!

Anônimo,  21 de outubro de 2009 16:52  

Amigos eu gostaria de sabe como faço para aumetar a letra da caixa de combinação de " FORMILARIO " no excel! tem como fazer isto?

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 23 de outubro de 2009 12:21  

Devido a inúmeras solicitações e conforme
prometi, publiquei um artigo elucidando
e citando algumas etapas às dúvidas postadas
neste artigo, referentes a formatação de fonte
das Caixas de Combinação.
Agradeço a Preferência!
NAMASTE!

Anônimo,  11 de fevereiro de 2010 10:22  

gostaria de saber, se tem como ao ser selecionado na caixa de combinação 01 um determinado item como estado, na caixa de combinação 02 aparcer apenas as cidades desse estado e se for outro estado selecionado na caixa de combinação 01 apareçama para seleção na caixa de combinação 02 as cidades desse outro estado, podendo assim cadastrar todas os estados e suas respectivas cidades

se não for possível por caixa de combinação, favor mostra outro método

desde já, muito obrigado!

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 16 de fevereiro de 2010 12:38  

Para o André Guimarães e para o Anônimo acima,
a solução mais adequada para para vincular
uma Caixa de Combinação com outra, na verdade,
é possível uma solução utilizando Validação de Dados,
em conjunto com uma rotina em VBA...
Para os interessados e para maiores detalhes,
me enviem um e-mail com tal solicitação e respondo
com uma planilha anexo de um modelo!
Agradeço a Preferência!
NAMASTE!

Anônimo,  21 de março de 2010 19:34  

Muito Obrigado!

victoracsouza@gmail.com,  6 de abril de 2010 09:19  

Gostaria de receber este arquivo e aprender a solução... qual e-mail envio?

obrigado.

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 7 de abril de 2010 00:51  

Olá Victor...
No cabeçalho deste blog há o link ´Contato´
onde você encontrará meios de me acionar, ok?
Aguardo e obrigado pela preferência!
NAMASTE!

Anônimo,  25 de abril de 2010 12:05  

Ola Sr. tudo bem!
Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente e esclarecedora web aula.
Bem dentro de minha evidente limitação criei uma caixa de combinação um tanto quanto diferente e ao criar a fórmula com a função SE E PROCV na célula específica retornou (#N/D!), poderia me ajudar?

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 25 de abril de 2010 14:14  

Ao utilizar as funções SE e PROCV, é necessário
primeiramente que se alimente a planilha com informações,
pois nas funções citadas, caso o retorno seja nulo, inválido
ou provenha de uma divisão por 0 (zero), o retorno
informado (#N/D!) ocorrerá, que significa "Não Disponível!".
Não altere as fórmulas e funções, apenas revise-as, pois devem
estar corretas se seguiu as instruções deste artigo.
Alimente a planilha com informações e verá que o #N/D
mudará para um resultado mais pertinente.
Caso a dificuldade se mantenha,
me acione novamente, ok?
Aguardo e obrigado pela preferência!
NAMASTE!

Brunno 26 de maio de 2010 16:03  

Como faço para adicionar um novo produto e ele também aparecer na caixa de combinação?

Obrigado.

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 27 de julho de 2010 02:49  

Olá Bruno...
Ao nomear o intervalo A2:C23,
perceba que tal intervalo não é absoluto,
pois se fosse, seria $A$2:$C$23...
Sendo assim, caso queira inserir um novo
produto na relação, basta que você insira
uma linha em branco e alimente essa linha
com informações (Ref., Produto, Preço).
Não se esqueça de alterar a sequência
numérica da coluna A (Ref.).
A partir daí, ao selecionar uma caixa
de combinação, o produto novo inserido
será exibido como o restante dos produtos!
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Obrigado pela preferência...
NAMASTE!

Anônimo,  30 de agosto de 2010 15:18  

Professor,

Estou com uma planilha na qual tenho uma caixa de combinação em ActiveX. Existe a possibilidade de vincular esta caixa a alguma célula. Estou perguntando, pois não consegui fazer uma busca por letra na caixa de combinação acima. Deixa eu exemplificar: Na relação de produtos acima, se digitar na lista a letra "H", a lista não vai buscar os itens que começam com "H". Ela fica estática. Tem como resolver este problema? De antemão, parabéns pela planilha. Muito didática!

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 30 de agosto de 2010 15:34  

Olá aluno anônimo (rs!)...
Entendo sua necessidade, porém não há
material documentado que sane sua dúvida.
No entanto, vou pesquisar sobre
o assunto e, assim que encontrar
alguma solução, apresento-lhe, ok??
Por enquanto, obrigado pela preferência!
NAMASTE!

Anônimo,  3 de setembro de 2010 11:46  

Legal o a explicação, gostaria de saber se tem como digitar o nome do produto que eu procuro na caixa de combinação e ela localizar, pois tenho muitos produtos cadastrado e para procurar utilizando a barra de rolagem irá demorar muito tempo em alguns produtos. Obrigado

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 2 de outubro de 2010 15:24  

Olá Anônimo...
Entendo sua necessidade, porém não há
material documentado que sane sua dúvida.
É importante salientar que o recurso
em referência é utilizado, tomando por
base uma lista previamente ordenada
numérica ou alfabeticamente.
Portanto, não fica difícil
localizar um produto, ítem, etc.
No entanto, vou pesquisar sobre
o assunto e, assim que encontrar
alguma solução, apresento-lhe, ok??
Por enquanto, obrigado pela preferência!
NAMASTE!

Anônimo,  7 de janeiro de 2011 09:46  

Oi professor, gostaria de saber se é possível bloquear um produto da lista de preços quando este for escolhido para que ele não se repita.
Ou pelo menos uma forma de sinalizar que ele já foi selecionado. É porque minha lista tem 400 ítens e chega uma hora que eu não sei se um ítem já foi escolhido. Obrigado

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 7 de janeiro de 2011 12:24  

Olá Anônimo...
Entendo sua necessidade, mas não compreendi
o 'porquê' da não repetição... Para ajudá-lo
de forma mais efetiva, me envie um e-mail
com mais detalhes e, de preferência, com
sua planilha anexa... Aguardo!
Obrigado pela preferência!
NAMASTE!

Anônimo,  7 de janeiro de 2011 21:41  

É porque não se trata mais de produtos e sim de alunos da academia. Quando eu clico na caixa de combinação aparece o nome de todos. Aí eu monto uma turma com 20 alunos. Eu não posso colocar o mesmo aluno em duas turmas. Essa fórmula SE e PROCV é excelente, já sai endereço, telefone, validade do atestado médico, exercícios, séries, aparelhos e repouso que foram preescritos pelo treinador.

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 8 de janeiro de 2011 02:17  

ok... entendi!
Para tal, seria necessário criar uma rotina
em VBA, para exibir na caixa de combinação
apenas os 'se não', quer dizer, apenas os
registros que ainda não foram selecionados.
Seria uma combinação de fórmulas SE, com PROCV,
amarradas a uma rotina em VBA, capitou?rs
Não é difícil, apenas complexo!
Estou a disposição...
NAMASTE!

Anônimo,  27 de julho de 2011 14:51  

Olá Cristiano, seu tutorial é muito bom, está me auxiliando muito, mas eu tive um problema, eu estou criando uma tabela de produtos de materiais de construção, a primeira parte deu certo, eu consegui colocar os produtos no pedido, mas não consigo que apareça o preço quando eu digito o produto, aparece ND, por favor, me ajude, eu vi que vc tirou a mesma duvida de outra pessoa, pediu pra rever, eu ja revi, e não tem nada de errado, e continua aparecendo ND, por favor, me ajuda. Obrigada.

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 27 de julho de 2011 23:51  

Olá Anônima...
Refiz, em uma planilha simples, com apenas
um produto, para rapidamente revisar os passos... Tudo ok!
Mas em outros casos semelhantes ao seu o problema
estava na configuração de como o Excel interpreta
cálculos com células de conteúdo vazio.

Siga os passos abaixo:
- Clique no emblema do Office no canto superior
esquerdo da tela, e clique em “Opções do Excel”;

- Na janela que se abre, no ítem "Fórmula", na seção
"Regras de Verificação de Erro", verifique se a opção
"Fórmulas que se referem a células vazias" está marcada e,
se SIM, desmarque-a... deve resolver!
Caso a dificuldade persista, me acione, ok?
Estou a disposição...
Obrigado pela preferência!
NAMASTE!

Anônimo,  2 de agosto de 2011 13:12  

Ola Quaresma,

eu refiz os passos que voce me passou, a janela ``formulas que se referem a celulas vazias'' estava desmarcada, eu refiz a formula e nao apareceu o valor novamente, teria como eu enviar o arquivo para voce por email? talvez voce encontre o que eu estou fazendo de errado,eu nao entendo nada de excel e estou fazendo tudo atraves da sua explicacao, com certeza eu estou errando em algo. Obrigada.

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 2 de agosto de 2011 19:32  

OK Anônima...
Envie-me um e-mail com sua planilha anexa (zipada)
para suporte@dicasdoquaresma.com.br.
Relate no e-mail a exata necessidade
e utilização de sua planilha, ok??
Aguardo e Obrigado pela preferência!

Franklin Mendes 22 de dezembro de 2011 21:26  

Nossa meu parabens!!!
Estive todoa a tarde tentando uma forma de descobrir como fazer isso e em pouco minutos voces solucionaram meu problema.

Anônimo,  2 de março de 2012 19:27  

Gostaria de utilizar a caixa de combinção, mas que os valores vazios não fossem exibidos. Há possibilidade?

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 11 de abril de 2012 23:46  

Em '(Vazio)', modifique e deixe
em branco, sendo assim, a célula
ficará vazia. No entanto, a Caixa de
Combinação sempre vai aparecer...
Obrigado pela preferência!

Anônimo,  4 de junho de 2012 21:20  

Ola amigo tudo bom, eu estava navegando pela net procurando uma dica que venho vendo em alguns documentos, ja fui em vários foruns, até no forum da Revista Info, ja busquei ajuda e nada, por isso venho aqui lhe pedir sua ajuda.
Eu vi no seu blog em uma de suas dicas o que estou procurando. Queria saber como fazer para ocultar as células que ficam envolta da planilha criada.

Desde ja agradeço!!!! Rodrigo...

@_-¯Cristiano Quaresma¯-_@ 4 de junho de 2012 21:27  

Olá Rodrigo...
Não são as células que estão ocultas
e sim linhas e colunas. Basta selecionar
todas as colunas ‘não usadas’, e ‘ocultá-las’.
O mesmo para as linhas... Para isso,
depois de selecioná-las, basta clicar
com o botão direito, ou aba ‘Exibição’,
e ‘Ocultar’.
Para linhas, a mesma coisa...
CTRL + SHIFT + Seta da direita seleciona
todas as colunas, de uma selecionada até
a extrema direita.
CTRL + SHIFT + Seta pra baixo seleciona
todas as linhas, de uma selecionada até
a extrema abaixo.
Para reixibí-las, basta selecionar
a última, seja linha ou coluna, e clicar
em ‘Reexibir’, com o botão direito, ou
na Aba ‘Exibição’.
Espero ter ajudado...
Obrigado pela preferência...

Anônimo,  4 de junho de 2012 21:29  

Opa muito obrigado meu amigo...
Consegui fazer direitinho, obrigado mesmo!
Agora dá pra fazer uns trabalhos
bem bacanas... Agradeço muito!!!
Rodrigo...

Anônimo,  19 de setembro de 2015 14:29  

MUITO BOM E PRÁTICO. NOTA 10!

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo