segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aparência do Windows Vista!

Hoje, ao comprar um computador, é comum encontrar computadores com Windows Vista ou Linux já instalados. Mas nem todos os usuários conseguem se adaptar com facilidade à novos Sistemas Operacionais. O que fazer?
Se a opção é mudar radicalmente, migrando e reciclando seus conhecimentos para o Sistema Operacional Linux, saiba que a filosofia de software livre, de código aberto, como é o caso do Linux, é tendência mundial, não havendo a necessidade de adquirir Computador com muitos recursos, e as infecções por vírus são quase inexistentes. Mas saiba que a adaptação é praticamente do zero!
Mas se a dificuldade é a migração operacional e visual que o Windows Vista exige, é possível alterar algumas configurações para que você deixe o Windows Vista mais rápido, mais próximo visualmente da versão anterior (Windows XP) e para você se sentir mais confortável ao utilizar este sistema.

Ampulheta

Uma das primeiras modificações logo percebidas é a ausência da ampulheta no ponteiro do mouse, onde era indicado o estado ocupado ou de operações em segundo plano do sistema. Para retornar a ampulheta, siga os passos descritos abaixo:

- Em uma área livre de sua Área de Trabalho, clique com o botão direito do mouse, e clique em "Personalizar";
- Na janela que se abre, clique na opção "Ponteiros do Mouse" e, na aba "Ponteiros", selecione qualquer opção que desejar, mas que seja diferente das citadas como "Windows Aero..." e clique em "OK" (Windows Aero são opções únicas do Windows Vista, e as restantes do Windows XP!);
- Eu, particularmente, faria a escolha pela opção "3D Bronze (esquema do sistema)", por gostar do visual, mas gosto não se discute!;
- Por fim, feche a janela "Personalizar"!


Aparência

Apesar de muito bonita, a interface do Windows Vista torna o computador mais lento, principalmente ao iniciar. Felizmente é possível trocar a aparência do sistema para “Padrão Windows”, que é muito mais leve. Para mudar a aparência, siga os passos descritos abaixo:

- Em uma área livre de sua Área de Trabalho, clique com o botão direito do mouse, e clique em "Personalizar";
- Na janela que se abre, clique na opção "Cor e Aparência da Janela", clique na opção "Abrir propriedades de aparência clássica para ver mais opções de cores", selecione a opção "Padrão do Windows", ou a opção "Tema Clássico do Windows" e, em seguida, clique em "OK";
- Aguarde alguns segundos para o sistema atualizar a aparência do Windows Vista e, por fim, feche a janela "Personalizar"!


Menu Iniciar

O novo Menu Iniciar do Windows Vista não é exatamente algo que agrade a todos, e muitos usuários reclamam da falta de praticidade ao utilizá-lo. É possível reverter este menu para o bom e velho Iniciar clássico presente nas versões anteriores. Para voltar a utilizar o Menu Iniciar clássico,
siga os passos descritos abaixo:

- Abra o "Painel de Controle" e dê dois cliques no item "Barra de Tarefas e Menu Iniciar" (se quiser, também é possível clicar com o botão direito do mouse em uma área livre da barra de tarefas, e clicar em "Propriedades"!);
- Na tela que se abre, selecione a aba "Menu Iniciar" e marque a opção "Menu Iniciar Clássico";
- Se quiser, clique no botão "Personalizar", marque ou desmarque por sua conveniência as opções desejadas (Eu, particularmente, marcaria as opções "Expandir Painel de Controle" e a opção "Exibir Ícones Pequenos no Menu Iniciar" por simples gosto!);
- Clique em "OK" e, ao retornar à tela anterior, clique também em "OK".


Obs.: Aproveitando, muitos me perguntam a diferença entre o botão "Aplicar" e o botão "OK", que fazem parte do conceito do Windows, em qualquer versão, quando o assunto é configuração ou personalização de aplicações.
Mas é muito simples: o botão "Aplicar" efetua as alterações desejadas, e mantem a tela aberta, e o botão "OK" efetua as alterações desejadas, fechando a tela atual!


Controle de Contas de Usuário

O Windows Vista fornece um controle maior ao usuário quando uma aplicação ou arquivo executável solicita ao sistema alterações e/ou novas instalações que exigem nível seguro. Você já deve ter percebido que, em determinadas situações, a tela pisca, o fundo fica esmaecido, e o sistema lhe solicita uma confirmação antes de continuar com a execução de novas instalações, ou alterações que possam afetar o sistema ou o registro do Windows Vista.
É um passo interessante e de grande importância para a segurança de seu sistema pois, por vezes, aplicações já instaladas, como Java, Antivírus, etc., baixam atualizações On-Line, executam, instalam, atualizam, e você nem percebe. Se o Controle de Contas de Usuário execução estiver ativado, nada é instalado ou alterado em seu sistema, sem que você confirme previamente.
Mas muitos usuários reclamam de tal confirmação, por terem um conhecimento intermediário na operação do sistema ou até mesmo por simples inconveniência. Para desativar o Controle de Contas de Usuário, siga os passos descritos abaixo:

- Abra o "Painel de Controle" e dê dois cliques no item "Contas de Usuário";
- Dê um clique no item "Ativar ou desativar o Controle de Conta de Usuário";
- Desmarque a opção “Utilizar o Controle de Conta de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador” e clique em "OK";
- Feche a janela de "Contas de Usuário".



Personalização Radical

Muitos usuários (inclusive eu!), utilizam o Computador para aplicações de trabalho e o desempenho nessas horas é muito mais importante do que o apelo visual. Se você quiser diminuir drasticamente o visual do Windows Vista e, portanto, ganhar em desempenho, siga os passos descritos abaixo:

- Clique com o botão direito em "Meu Computador" e clique em "Propriedades";
- Na janela que se abre, clique em "Configurações Avançadas do Sistema";
- Na tela que se abre, selecione a aba "Avançado" e, na seção "Desempenho", clique no botão "Configurações";
- Na aba "Efeitos Visuais", marque a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" e clique em "OK";
- Feche a janela de Propriedades de Sistema!


Obs.: Se a intenção for contrária, de obter o melhor visual que o Windows Vista possa oferecer, siga os mesmos passos descritos acima e marque a opção "Ajustar para obter uma melhor aparência".

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo