segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Torpedos Grátis!

Com o passar dos anos vamos incorporando ao nosso dia-a-dia equipamentos que pretendem facilitar (ou mecanizar) processos, estreitar comunicações e acelerar atividades, economizando assim, tempo e até mesmo disposição. Meu irmão, Alexandre Quaresma, chamaria tais incorporações de 'Próteses Humanas', onde o Ser Humano estaria a caminho do 'Pós-Humano'.
De volta, o Telefone Celular é um deles, onde hoje a relação per capita de celular é de quase 1:1, análise em dimensões globais. Como todos sabem e utilizam, existem facilidades como o SMS, recurso disponível na grande maioria de telefones celulares hoje em atividade. É um Serviço de Mensagens Curtas (em inglês: Short Message Service, SMS), de até 255 caracteres em Tecnologia GSM e 160 nos antigos CDMA. Tais mensagens são enviadas/recebidas entre estes equipamentos e entre outros dispositivos de mão (Handhelds, como Palm e iPaq), e até entre telefones fixos (linha-fixa).
São também conhecidas popularmente como mensagens de texto, ou Torpedo. Este serviço pode ser tarifado ou não, dependendo da operadora de telefonia celular e do plano associado.
O tráfego diário de mensagens é incalculável, dada a facilidade e velocidade de envio e resposta. Uma conversa, por exemplo, é estabelecida por diversos minutos, às vezes por horas, por mensagens enviadas/recebidas entre dois ou mais equipamentos. Decisões rápidas entre membros de um grupo de trabalho são rapidamente realizadas via SMS.
Diante do fato que os Torpedos já fazem parte do nosso dia-a-dia, seria muito interessante se houvesse algum tipo de serviço de envio de SMS gratuito, seja via operadora de telefonia celular, ou até mesmo via internet. E por falar em Internet, outro recurso de comunicação e informação que já foi incorporado em nosso dia-a-dia, fiz uma breve pesquisa e encontrei alguns sites de Envio de SMS Gratuitos que, em sua grande maioria, se apresentaram como sites limpos, claros, intuitivos, alguns com muitas propagandas, outros não!
Testei todos que encontrei em minha pesquisa, e selecionei dois, que foram os que me cativaram visualmente e apresentaram o menor tempo de envio.


Nele é possível enviar mensagens grátis para várias operadoras em poucos segundos (Em meu teste, 8s.!). Não é necessário se cadastrar, mas existe a opção de fazê-lo, com a intenção de criar uma rede de contatos para SMS.
O processo de envio dos torpedos é simples, bastando escolher qual operadora do número do celular que deseja enviar a mensagem (atualmente estão disponíveis Claro, Oi, Vivo e TIM), informar o DDD, o Número ou seu Nome, o texto de até 100 caracteres, e clicar em “Enviar Torpedo”. O site é bem leve e livre de propagandas. É possível 'Curtir' para compartilhar no Facebook.


Semelhante ao Digame.in, o site Torpedo Gratuito também envia mensagens grátis para diversas operadoras (Em meu teste, 9s.!). Também não exige cadastro, mas também oferece a opção de fazê-lo, com as mesmas intenções do Digame.in. Entre os dois sites, as diferenças estão apenas no visual, no ambiente do site, pois o mecanismo é muito semelhante. Ponto a mais ao Digame.in, pelo tempo de envio e ambiente limpo, ao contrário do Torpedo Gratuito, que possui poluição visual de propagandas, apesar de seu mecanismo ser também bastante eficiente, pois a diferença de tempo entre um e outro foi de apenas 1s! É possível 'Compartilhar' no Facebook, Orkut e Twitter.

Nos dois sites, o cadastro pode levar a uma série de vantagens:

- Ter um perfil público: Você pode optar por ter um perfil (Ex.: www.digame.in/qualquercoisa ou www.torpedogratuito.com/voce) em que amigos ou conhecidos podem enviar torpedos diretamente ao seu celular. Você pode escolher a opção de restringir o envio de torpedos por pessoas desconhecidas;
- Localizar amigos: Você poderá localizar amigos na rede de cadastro;
- Preferência: Usuários cadastrados têm preferência no envio quando houver congestionamento de mensagens ou horários de pico;
- Agilidade: Usuários cadastrados não precisam informar Operadora/DDD/Número a cada torpedo enviado. Quanto mais amigos você tiver em sua lista de contatos menos tempo perderá procurando números, digitando ddds, números e verificando operadoras;
- Agenda: É possível manipular uma agenda de números, na qual você poderá incluir pessoas não cadastradas para um envio rápido de torpedos;
- Histórico: Você pode ter a disposição um histórico de envio de torpedos;
- Sigilo: Você não precisa divulgar o número do seu celular e seus amigos não precisam saber o seu número nem sua operadora.

Obs.: Não é possível responder via celular uma mensagem enviada via site, e sim responder à pessoa/número informado!

1 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo