segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Decifrando os WIKIS!

Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa, tornando todo o cenário bastante prático, reeditável e de visitas frequentes.
Wiki é hoje em dia a forma mais democrática e simples de uma pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.
O mais famoso e difundido site colaborativo Wiki é o Wikipédia (www.wikipedia.org), da Wikimedia Foundation. Este site é um trabalho colaborativo na Web, em constante expansão e aprimoramento, com os leitores criando páginas acerca de seus interesses, comentando e editando páginas antigas, propondo páginas novas, etc.
É de suma importância que as pessoas que acompanham, pesquisam e colaboram com a Wikipédia tenham total respeito e consideração por este trabalho, tendo em vista sua abrangência e fonte importante de informação.
Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. A Wikimedia, fundação que mantém o projeto Wikipédia, distribui a mesma versão em vários idiomas sob a licença GNU (open source). Uma característica notável das ferramentas Wiki é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva e livre, assim como se faz na Wikipédia e em outros projetos que utilizam Wikis.

Conheça a Linguagem dos Sites Colaborativos

Boilerplate Text: Texto padrão que é inserido na página do wiki no lugar de um marcador. Na Wikipédia, por exemplo, se a página contiver o marcador {{esboço}}, será exibido este texto: "Este artigo é somente um esboço Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.".

Bot: Programa rodado por algum usuário
para realizar tarefas de manutenção no wiki.

Camelcase: Literalmente, capitulação em forma de camelo. Tipo de grafia em que as palavras são escritas juntas e com iniciais maiúsculas.
Por exemplo, RosaDosVentos, é usada nos identificadores de artigos de vários servidores de wiki na web.

Fork: O termo fork (garfo) indica uma divisão da comunidade
em dois ou mais grupos discordantes.

GFDL: GNU Free Documentation License, licença de documentação livre do projeto GNU. É a licença de uso segundo a qual o conteúdo da Wikipédia é publicado.

Interlink: Link que remete a outro artigo do mesmo wiki.

Jimbo: Apelido de Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
e presidente da Wikimedia Foundation.

Meatball: Comunidade de administradores de sites e desenvolvedores de ferramentas para gerenciamento de conteúdo online.
Muitos participantes influentes de wikis trocam idéias nesse site (www.usemod.com).

MediaWiki: Software servidor de wikis empregado na Wikipédia desde 2002.
Foi originalmente escrito em PHP pelo alemão Magnus Manske.

NPOV: Sigla de Neutral Point Of View. Refere-se ao princípio da imparcialidade adotado na Wikipédia. Estabelece que artigos controversos devem ser escritos de forma que todos os envolvidos possam concordar com ele.

Palavra Mágica: Marcador usado para realizar alguma ação numa página do wiki. Há, por exemplo, palavras mágicas para inserir informações e links, aplicar formatação e flexionar palavras.

Parser Function: Tipo de marcador (ou palavra mágica) empregado em sites baseados no software MediaWiki. As parser functions possuem funções como fazer contas, exibir datas e comparar valores.

Sock Puppet: Fantoches ou sock puppets, são contas extras criadas por um usuário do wiki. Servem, por exemplo, para votar mais de uma vez numa eleição.

Troll: Usuário que comete vandalismo no wiki ou adota um comportamento reprovável nas listas de discussão.

Wiki: O nome vem da expressão havaiana wikiwiki, que significa rápido. Quando desenvolvia a WikiWikiWeb, em meados de 1994, Howard "Ward" Cunningham usou o termo para designar esse tipo de site onde os próprios visitantes inserem e modificam o conteúdo.

WikiCreole: É uma espécie de esperanto para wikis. Trata-se da tentativa de criar uma linguagem comum de formatação a ser adotada nos wikis.
O nome oficial é WikiMarkupStandard.

Wikificar: Ato de formatar um artigo de acordo com os padrões adotados no wiki.

WikiWikiWeb: Nome do primeiro wiki. Começou a ser desenvolvido em 1994 por Howard "Ward" Cunningham e entrou no ar em 1995, no site da empresa Cunningham & Cunningham, ou C2.

UseModWiki: Um dos servidores de wikis mais populares. Foi escrito em linguagem Perl entre 1999 e 2000 por Clifford Adams. Foi usado na Wikipédia até o início de 2002, quando foi substituído pelo MediaWiki.

08.06.2009 01:00

1 C O M E N T Á R I O (S):

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE 23 de outubro de 2009 às 08:34  

Já estou por aqui dando uma olhada. Muito obrigada pela visita e por palavras tão carinhosas.
Saudações Florestais !

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo