segunda-feira, 18 de maio de 2009

Traduções no Google!

Navegar na Internet tornou-se um hábito mais frequente do que folhear revistas e jornais. E quando o assunto é de nosso interesse, não importa o idioma, o importante é ficar antenado e informado sobre determinados assuntos. Por vezes, há a necessidade de traduzir determinados termos, sentenças, frases, textos e até páginas e sites inteiros.
Em outros tempos, lembro que a alternativa seria recorrer àquele velho dicionário da época da escola, ainda encapado com "Contact". Hoje, com a Internet cada vez mais presente em nossas vidas, há uma imensidão de recursos disponíveis, softwares pagos e gratuitos, inclusive serviços On-Line gratuitos, como é o caso das "Ferramentas de Idiomas" do Google.
Não importa o que você deseja traduzir, e não importa em qual idioma está, e para qual você pretende traduzir, seja do inglês para o espanhol, do japonês para o alemão, do catalão para o hebraico, ou simplesmente do inglês para o português, e vice-versa, o Google pode facilitar sua vida em alguns segundos.

Para tal, acesse www.google.com.br, e logo na página inicial, clique em "Ferramentas de Idiomas". Na página que se abre, você vai verificar três opções de tradução (Uma palavra, um texto, ou uma Página da Web!). Copie (CTRL + C!) o que você pretende traduzir, escolha a opção que melhor se encaixa em sua necessidade, cole (CTRL + V!) no espaço apropriado, informe o idioma original, e para qual quer traduzir e, em seguida, clique no botão "Traduzir".


A tradução que se apresenta é genérica, isto é, uma tradução "ao pé da letra". Isso é bastante percebido quando é solicitada a tradução de uma página inteira, informando a URL desejada. Neste caso, a partir da tradução é possível navegar pelo site, mesmo que ele esteja em outro idioma, pois a tradução se mantêm conforme você navega. Tomando como exemplo a tradução de uma página inteira, do inglês para o português (alguns termos serão apresentados no Português de Portugal, não se assuste!), mesmo que a tradução não seja 100% fiel, é perfeitamente compreensível e facilita bastante!

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo