segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Senha no Windows XP!

Hoje em dia são tantos os serviços que demandam senha, que muitas vezes acabamos por confundir e até mesmo esquecer a combinação que definimos para acessar alguns serviços. Além das senhas relacionadas às suas transações financeiras, você provavelmente deve ter que se lembrar das senhas do e-mail, MSN, Orkut, PIN do chip do seu celular, e tantas outras. Contudo, uma senha é crucial que você não esqueça: a da Conta de Usuário do Windows! Afinal, sem ela não será possível nem mesmo utilizar o computador, certo? Errado! Pelo menos se você é usuário do Windows XP. Para facilitar a vida do usuário que esqueceu sua senha, a Microsoft, na versão XP do seu Sistema Operacional, habilitou uma opção que permite a remoção da senha, ou alterá-la caso necessário!
Esqueci a senha, e agora?
A primeira coisa a ser feita é reiniciar o Computador e, antes que o Windows seja carregado, pressione a tecla F8. Você será levado até o Menu de Opções Avançadas.
Atenção: A tecla F8 tem que ser pressionada durante o processo de Boot (dura apenas alguns segundos!), durante aquela famosa tela preta inicial. Se o Windows carregar normalmente, é porque você não pressionou a tecla F8 no momento certo. Não se preocupe: Reinicie e tente novamente!
Após o Windows reconhecer a tecla F8 pressionada, no Menu de Opções Avançadas, selecione a primeira opção, Modo Seguro. O Windows iniciará normalmente (talvez demore um pouco mais do que de costume!) e então a tela de seleção de Contas de Usuário aparecerá na tela.
Você também vai verificar que a resolução de tela mudará, mas é normal, pois o Modo Seguro carrega o mínimo de drivers necessário para iniciar o Windows, e a resolução de tela fica comprometida justamente porque os drivers específicos de sua placa de vídeo não serão carregados, e sim o drive padrão de vídeo do Windows.
Além de todas as suas contas você encontrará também uma nova conta, chamada de Administrador. É através dela que será possível remover a senha de qualquer conta de usuário do Windows. Acesse-a e aguarde o Windows carregar. Após este processo, aparecerá uma mensagem de confirmação de execução em Modo de Segurança.
Clique em "Sim", e siga o caminho Painel de Controle -> Contas de Usuário.
Obs.: Se, no momento da instalação do Windows em seu Computador, foi definido uma senha também para a Conta de Administrador, e você não souber qual é, consulte o Profissional que instalou o Windows, ou a loja onde você adquiriu seu Computador!
Sem a senha da Conta de Administrador, não há nada a fazer!

Acessando a Conta de Administrador, basta escolher a Conta que você esqueceu a senha e clicar em "Remover Senha", ou "Altere sua Senha", caso necessário. A partir de agora, você poderá acessar a conta da senha esquecida normalmente. Atenção: Utilize parâmetros intuitivos para criar/alterar uma senha daqui para frente, para não passar por esse tipo de apuro novamente!

Segurança

Obviamente, esta opção presente no Windows XP pode gerar alguns problemas quanto à segurança, afinal, nem todos a usariam somente para retirar a senha de sua própria conta. Há sempre aqueles usuários sem ocupação, que insistem em prejudicar outros usuários, apagando dados e até Contas de outros Usuários, por simples e mórbido prazer!. Apesar de ter demorado um pouco, a Microsoft se deu conta desta falha de segurança e esta opção já não está mais presente no Windows Vista!

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo