segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Compactar Imagens no PowerPoint!

Na sua grande maioria, as apresentações profissionais que desenvolvemos utilizando o Microsoft PowerPoint são para explanar sobre algum assunto, produto, treinamento ou até mesmo uma palestra motivacional, todos com um Projetor ou Datashow como apelo visual.

Quando uma apresentação inclui imagens, ao fecharmos a apresentação o tamanho do arquivo (.PPT ou .PPS!) cresce muito. Mas fique tranquilo, pois neste artigo ensino de forma muito clara e simples como o Microsoft PowerPoint, tomando por base a versão 2007, pode dar um jeito nisso.
Para exemplificar, utilizarei um arquivo Apresentação1.pptx com uma imagem estilizada em alta resolução, em um único slide, com seu tamanho já bastante elevado, como a figura abaixo ilustra:
Siga os passos abaixo:

- Selecione a imagem, e clique na aba "Formatar";
- Clique no botão "Compactar Imagens", conforme a imagem abaixo ilustra;


- Na pequena janela que surge, caso queira compactar apenas a imagem selecionada, marque a opção "Aplicar somente a imagens selecionadas" e clique em "OK" mas, caso queira configurar a compactação de imagens de forma mais ampla, não marque a opção citada, e clique no botão "Opções";


- Em "Opções de Compactação", marque as opções de sua conveniência, mas sugiro manter as duas opções marcadas. Em "Saída-alvo" indique como vai usar o documento. Se escolher "Tela 150ppi", as imagens ficarão menores porque sua resolução será reduzida, opção ideal para apresentações que utilizam Projetores, Telões e DataShows. Caso queira radicalizar na compactação, escolha "E-mail (96ppi)", opção ideal para compartilhamento de arquivos via e-mail ou programas de envio de mensagens instantâneas. Mas pense bem: essas mudanças não podem ser desfeitas e, ao escolher um dos modos de compactação citados acima, você vai perder qualidade na hora de imprimir. Terminadas as escolhas, clique em "OK" e, na pequena janela anterior, também clique em "OK".

Veja o resultado no mesmo arquivo que utilizei como exemplo,
optando pela compactação de tela (150ppi):
Obs.: Todas as versões do PowerPoint (2007, 2003, XP, e anteriores!) fornecem a facilidade de Compactar Imagens, mudando apenas, sutilmente, o caminho para chegar até ela!

12.06.2009 01:00

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo