segunda-feira, 9 de março de 2009

SPAM, Phishing e outras Pragas!

Com a democratização do uso do computador, em especial com acesso à Internet, as tentativas de crime na rede também aumentaram de forma espantosa. Há cada vez mais hackers e pessoas com más intenções tentando, de algum modo, roubar o dinheiro dos usuários comuns.
No entanto, pequenas atitudes que envolvem atenção e discernimento podem praticamente erradicar quaisquer problemas causados por gente maldosa que tente levar alguma vantagem sobre você. Este artigo visa explicar os tipos de perigos mais decorrentes nos SPAMs e as melhores maneiras para se prevenir deles, dando continuidade ao artigo "Dicas Anti-SPAM!".
O termo SPAM não deve ser atrelado a perigos para o seu computador, visto que ele engloba toda mensagem que é enviada em larga escala, o que, em muitos casos, pode ser perfeitamente normal, como promoções reais de uma empresa ou avisos importantes do seu serviço de e-mail, por exemplo. No entanto, a maneira que hackers e pessoas do gênero passaram a utilizar estes e-mails, tentando roubar e fraudar os computadores de pessoas comuns tornou a palavra SPAM um sinônimo de algo nocivo para quem faz uso da Internet.

PHISHING

O termo Phishing, semelhante a fishing (pescando!), faz referência ao verbete pelo fato dos hackers tentarem "pescar" informações importantes dos usuários, armando uma rede mentirosa para atrair os mais incautos neste sentido. Embora, em muitos casos, este modo de fraude não faça uso de vírus e programas semelhantes, ele é sem dúvida o mais perigoso para o usuário, pois visa conseguir informações essenciais dele, como dados pessoais, dados bancários e diversas outras informações que possibilitem algum tipo de fraude.
Entre os exemplos mais corriqueiros podemos citar avisos do seu banco, pedindo que confirme alguns dados ou simplesmente acesse o site. No entanto, o link que você clicar levará você a um site clonado do verdadeiro. Assim, ao fazer login nos campos indicados, você estará na verdade fornecendo estes dados para hackers. Se o seu serviço de e-mail ou plugin de antivírus não bloquear o conteúdo de uma mensagem como esta, fique atento(a) para alguns fundamentos quanto à sua segurança.

Abaixo, algumas dicas:

- Nunca acesse seu banco por intermédio de um e-mail que você tenha recebido. Acesse a página do seu banco digitando o endereço manualmente, acessando sua conta bancária através do site oficial da Instituição Financeira. Essa medida evita que você clique em links clonados;

- Ao receber um e-mail suspeito, ou para conferir se a página de seu banco não está clonada, pare o cursor do mouse (sem clicar!) sobre o link indicado para acesso à sua conta bancária, conferindo, no canto inferior da tela (se estiver navegando!) ou na legenda exibida pelo seu programa de e-mail (OutLook, Windows Mail, Incredimail, etc.), se o endereço leva a um site confiável. Endereços estranhos ou que terminem com extensões do tipo .EXE, .RAR, .ZIP, .SCR, entre outros, provavelmente são motivo de fraude;

- Ao acessar áreas que requerem segurança adicional, confira se o ícone de um pequeno cadeado aparece no canto inferior direito do navegador, além do endereço da página, que deve começar com “HTTPS://”. Estes fatores melhoram a segurança da conexão em áreas restritas a clientes.

OUTROS TIPOS DE SPAM

Correntes

Quem de nós nunca recebeu aquela mensagem dizendo que algo maravilhoso acontecerá se você repassar o e-mail para um milhão de pessoas nos próximos trinta minutos? Pois é, este tipo de corrente de mensagens é um dos tipos de SPAM mais corriqueiros da Internet. O problema básico dele não é a mensagem em si, mas o que ela pode conter, como vírus, worms, trojans e coisas do gênero, fazendo com que um vasto número de usuários os espalhe em questão de poucas horas.

Golpes e ofertas

“Clique aqui para comprar o seu monitor novo com até 40% de desconto!”...

Acreditem: Ao olhar para uma mensagem como esta, muita gente acaba clicando nos links e até efetuando o pagamento, pelo fato do site estar muito bem elaborado, dando a entender que o serviço é sério, mas nada mais é do que um site clonado. Os famosos "Clique aqui" são normalmente tentadores,
mas fiquem longe deles!
Outro bom exemplo é um famoso método piramidal de depósito em contas de estranhos, fazendo com que ilusoriamente todos saiam ganhando no final. Este tipo de SPAM consiste em fazer o maior número de pessoas investirem em algo que dificilmente daria certo, visto que quase todos os spammers desse tipo apenas colocam seus nomes nas listas, sem fazer depósito algum.
Também estão presentes pela rede a oferta de cursos que prometem qualificar os usuários, ou até mesmo empregar boa parte deles. Sim, pode ser verdade, mas pesquisar um pouco a respeito das ofertas milagrosas não custa nada, não é mesmo? Para ter certeza, antes de sair clicando nessas promessas, acesse o site indicado, digitando o endereço manualmente, e verifique se o site exibe algum tipo de promoção semelhante.

Boatos

Da mesma forma que as correntes, os boatos falsos gerados pelos spammers tentam comover, e conseqüentemente motivar os usuários a repassarem as mensagens para outras dezenas deles, espalhando possíveis ameaças como vírus e spywares. Na maioria dos casos, mensagens condenando algo sem embasamento prévio ou pedindo algum tipo de ajuda, são enviadas motivando os usuários a aderirem a uma causa que, em muitas das ocasiões, foi simplesmente inventada por alguém. Ao receber uma mensagem como esta, lembre-se de pesquisar a fonte da notícia, averiguando sua veracidade.

CUIDADOS ESSENCIAIS

Certifique-se de ter os programas essenciais para a segurança do seu computador, como antivírus, firewall e até mesmo programas específicos no combate ao SPAM. Os últimos softwares de segurança e até mesmo alguns navegadores e programas de e-mail já contam com essa ferramenta. Além disso, tome muito cuidado com os sites que você freqüenta, pois muitos deles têm botões que levam à instalação de vírus e trojans que tornam seu sistema mais vulnerável. Mensagens como “Acerte o macaco para ganhar vários prêmios!” ou “Você é o milionésimo visitante e ganhou uma viagem!”, ou qualquer outra mensagem mais ou menos absurda, provavelmente são uma forma de fazer você cair no conto do vigário.
Se você compartilha o uso da Internet ou compartilha o seu computador com outras pessoas da casa, lembre-se de passar essas dicas de segurança para que todos saibam como evitar esse tipo de risco. Não adiantaria nada você se manter informado, ficar sempre atento enquanto navega se sua irmãzinha clica em tudo o que vê na tela!

NÃO CONTRIBUA COM O SPAM

Ao ler uma mensagem e perceber que ela não é útil para seus amigos, como correntes, boatos e outros tipos de SPAM, lembre-se de ter em mente que repassar estes recados estará propagando uma forma de conteúdo que pode ser aproveitada por pessoas maldosas na rede. Pelo próprio sentido da palavra, o e-mail deve ser uma forma de correio virtual semelhante à real, em que recados importantes devem ser prezados. Imagine se todo esse lixo difundido na rede estivesse em nossas casas diariamente, na forma de cartas e papéis? Aliás, muitos dos leitores, ao chegarem em casa após o trabalho, encontram diariamente meia dúzia de panfletos que foram colocados debaixo da porta! Se houvesse alguma forma de impedir tais atividades, com certeza faríamos algo para reverter a situação, como deve ser feito nos nossos correios eletrônicos. Assim, teremos menos vírus, golpes e fraudes nos ameaçando enquanto abrimos nossa caixa de entrada!

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo