segunda-feira, 15 de junho de 2009

Gerenciador de Tarefas!

Logo que ligamos o Computador, uma série de aplicações de sistema são executadas e carregadas na Memória RAM. O conjunto de todas elas estrutura e proporciona a interface lógica e gráfica de todos os Sistemas Operacionais.
No caso do Windows, em todas as suas versões, podemos visualizar todos esses processos acessando o Gerenciador de Tarefas.
Para acessá-lo, basta usar a combinação de teclas Ctrl + Alt + Del!
(Em versões do Windows Server e em todas as versões do Windows Vista, após o Ctrl + Alt + Del, clique na opção "Iniciar Gerenciador de Tarefas"!).
Todas as aplicações abertas (Janelas, Aplicativos, etc.) serão interrompidas (Interrompidas, não fechadas!), uma janela se abrirá, exibindo todos os processos em andamento e, além de visualizá-los, você também poderá acompanhar o desempenho do seu Computador.
Obs.: Não entrarei em detalhes técnicos, pois o foco desse artigo é outro!

Vamos lá: Ctrl + Alt + Del

- Na aba "Aplicativos", você poderá verificar todas as aplicações que foram abertas por você. Caso algum aplicativo estiver com uma mensagem "Não está respondendo", basta dar um clique sobre ele para selecioná-lo, clicar no botão "Finalizar Tarefa" e confirmar a ação;
- Na aba "Processos" você poderá verificar todos os recursos de sistema e processos de aplicativos ativos no momento.
É importante salientar que a manipulação destes itens requer cautela, pois ao finalizar inadvertidamente um processo sem saber do que se trata, você poderá travar todo o sistema e perder todas as suas aplicações não salvas!


É justamente nesta aba "Processos" que vamos trabalhar neste artigo.
Suponha que você têm muitas aplicações abertas (Navegador de Internet, OutLook, Word, Excel, PowerPoint, etc., tudo aberto simultaneamente!) e, portanto, sua Memória RAM está com tráfego intenso. Nesse momento seu computador deve estar lento ao responder seus comandos. Para buscar um desempenho melhor, você pode, neste exemplo, finalizar alguns processos que não estão em uso no momento, como o Skype ou o Painel de Controle do LightScribe!
Se você sabe exatamente quais processos não estão em uso no momento, basta selecioná-los, clicar no botão "Finalizar Processo" e confirmar a ação. Isso fará com que o espaço utilizado pelo processo finalizado seja liberado e, portanto, você terá um ganho em desempenho!
Obs.: Em hipótese alguma finalize recursos de segurança,
como Antivírus, Antispyware, Firewall, etc.!


Usarei como exemplo o Painel de Controle do Lightscribe e o processo de sincronismo do meu PDA. Veja as imagens a seguir:


Se ao visualizar os processos você não entender absolutamente nada dos nomes exibidos, ou caso você desconfie que algum desses processos seja malicioso e, portanto, deixando em risco seu Computador, existe uma saída: sugiro acessar o site http://www.processlibrary.com, que possui um grande número de processos catalogados, bastando apenas informar o nome que é exibido em seu Gerenciador de Tarefas.

Vamos ao exemplo:

- Na imagem abaixo, o primeiro processo que é exibido é o "ashDisp.exe";
- Supondo que você não saiba do que se trata esse processo, basta acessar o site mencionado, e informar "ashDisp.exe" na caixa de pesquisa (sem as aspas!).



Como você pode verificar, o processo "ashDisp.exe" é um arquivo de sistema do Avast, um programa Antivírus. Portanto, reitero: Em hipótese alguma finalize recursos de segurança, como Antivírus, Antispyware, Firewall, etc.!


Obs.: Ao reiniciar seu Computador, todos os processos finalizados manualmente como citado serão carregados normalmente! Não se preocupe!

Todas as dicas citadas neste artigo exigem cautela, por maior conhecimento técnico que você tenha, inclusive no acesso ao site citado, pois menciono apenas a pesquisa do processo. Para maiores esclarecimentos ou dúvidas, procure um profissional de sua confiança ou com boas recomendações!

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo