segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Capacidade do Disco Rígido e Memória RAM!

Muitas pessoas, especialmente na aquisição de um equipamento novo no qual os Discos Rígidos e as memórias são de maior capacidade, ao utilizarem seus Computadores logo percebem que a capacidade do Disco Rígido e da Memória RAM são informadas pelo Windows (ou qualquer outro Sistema Operacional) diferentemente da capacidade adquirida na loja, ou mesmo semi-novo.
No caso do Disco Rígido, a resposta para esta questão é simples: a diferença está nos padrões de medida utilizados para quantificar esta capacidade. Para saber a capacidade real de seu Disco Rígido, é necessário verificar se a unidade de medida que foi utilizada para representar sua capacidade estava em base binária ou decimal. Como assim?

Para exibir unidades de capacidade de armazenamento
podem ser utilizados dois sistemas numéricos:

- Binário, cujo valor de um kilobyte é igual a 1024 bytes;
- Decimal, no qual um kilobyte é igual a 1000 bytes.

Para ilustrar melhor, veja a tabela comparativa de unidades abaixo:


O padrão adotado pelos principais fabricantes para representar a capacidade de armazenamento é o sistema numérico decimal, mais facilmente compreendido por usuários leigos, mas subjetivamente interessante aos fabricantes, para representar uma capacidade maior do que a real de armazenamento.
Portanto, mais uma vez, conforme relatado no artigo
"Internet Lenta? Teste!",
os fabricantes e fornecedores de produtos e serviços usam de nomenclaturas específicas para, subjetivamente, lesar os usuários.
Antes de você pensar em fazer qualquer coisa para reivindicar seus direitos, é importante salientar que, se uma determinada loja citar o Sistema Numérico Decimal em seu processo de venda para um Disco Rígido de 250GB, por exemplo, o lojista está sendo honesto! Em qualquer caso contrário, reivindique seus direitos, exigindo exatamente a capacidade citada no processo de venda.
Obs.: No exemplo, um Disco Rígido de 250GB (Base Decimal!), na verdade, possui 232,83064365386962890625GB, ou 232,83GB, utilizando Base Binária, que é a linguagem dos Computadores!

Outra possível causa para uma diferença informada pelo seu Sistema Operacional, além da já citada, é o fato de existirem partições no Disco Rígido, com dados alocados ou não. Se houver outra partição com dados alocados, além da primária (normalmente com a nomenclatura "C:"!), esta pode ser visualizada em "Meu Computador" e, portanto, a capacidade real do seu Disco Rígido seria a soma das partições. Se houver alguma partição com dados não alocados, você pode verificar esta possibilidade acessando o “Painel de Controle”, subconjunto “Ferramentas Administrativas”, item “Gerenciamento do Computador", opção “Gerenciamento de disco”. Nesta tela será exibida a capacidade exata do seu Disco Rígido, inclusive a partição primária, partições alocadas e espaços não alocados (informações em base binária!).
Atenção: Ao manipular tais informações, pois é necessário certo grau técnico de conhecimento para tal ofício! Partições com dados alocados são muito utilizadas por usuários com conhecimento técnico para organização de informações, arquivos e pastas, mas também utilizadas por fabricantes para armazenagem de arquivos de restauração da instalação original de fábrica, envolvendo a instalação do Sistema Operacional e funcionalidades oferecidas pelo fabricante do equipamento!

Memória RAM

Quando o assunto é a Memória RAM, pode haver mais de um motivo para isto. Um dos motivos pode ser o compartilhamento de parte da Memória RAM com sua placa de Vídeo Onboard (Placa de Vídeo integrada à Placa-Mãe do Computador!). No caso de uma Memória RAM com tamanho de 4 GB ou superior, em algumas versões do Windows (versões de 32 bits), o máximo suportado é de 3,25 GB. Portanto, o sistema não consegue utilizar toda a capacidade física da Memória RAM, por simples limitação de arquitetura e padrão de 32 bits, reconhecendo apenas o valor máximo suportado.

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo