segunda-feira, 28 de junho de 2010

Open Office.org vs.3.2!

O Open Office é um pacote de aplicativos para escritório com código aberto mais utilizado em relação ao pacote similar da Microsoft, e é a melhor alternativa gratuita para processamento de textos, planilhas, apresentações, gráficos, bancos de dados e outros tipos de arquivos extensamente utilizados em qualquer ambiente de trabalho. Disponibilizado em diversos e idiomas e compatível com os computadores atualmente disponíveis, os arquivos feitos por qualquer componente do Open Office podem ser abertos e editados por programas de outros pacotes, como o Microsoft Office (em todas as versões!). O melhor de tudo é que este pacote é totalmente gratuito, bastando apenas baixá-lo, instalá-lo e começar a usar sem nenhum tipo de encargo.


Crescendo e marcando presença

É claro que o Open Office não possui a mesma popularidade do Microsoft Office, tanto em termos de número de usuários como em capacidade técnica, mas é uma ótima alternativa para quem não tem condições de adquirir o pacote da Microsoft. Até algumas versões atrás, arquivos do Open Office não eram compatíveis com a versão 2007 do Microsoft Office. Porém, este problema foi resolvido, o que mantém o pacote gratuito sempre próximo do seu concorrente pago, além de permitir a total compatibilidade entre os pacotes.


Writer

O Writer é o processador de textos deste pacote. É possível produzir textos simples ou mais complexos, com diagramas, tabelas, índices, referências cruzadas, numeração (tanto de parágrafos como de páginas) e outros recursos. Documentos especiais como cartas, faxes, agendas e malas diretas podem ser feitos com a ajuda de assistentes especiais. Documentos longos podem ser formatados sem a necessidade de aplicar o mesmo recurso várias vezes, bastando utilizar a ferramenta "Styles and Formatting" para padronizar o que for necessário. O Writer também conta com corretor ortográfico em tempo real, completador de palavras, ferramentas para criação de índices, sumários, notas e outros, possibilidade de envio de documentos por email e ferramenta para conversão de documentos em páginas web.


Calc

Este programa para criação de planilhas eletrônicas permite a fácil importação de dados, assim como o cruzamento dessas informações. Também é possível elaborar fórmulas com palavras. Recursos de formatação incluem modelos, fundos, bordas e até conteúdo que pode ser rotacionado. Os resultados dos cálculos podem ser analisados com funções do tipo “e se...”. Ou seja, você pode pré-definir comentários sobre os resultados de uma operação.


Impress

Esta é a ferramenta para criação de apresentações multimídia. Nelas você pode adicionar imagens, efeitos especiais, animações e desenhos feitos com uma ferramenta própria do aplicativo. Slides com diferentes layouts podem ser adicionados em uma mesma apresentação, assim como visualizados de diferentes formas. Também é possível aplicar diversas animações e efeitos de transição entre eles. Para publicação de uma apresentação na internet, basta exportar o arquivo para o formato .PDF ou para uma animação do tipo .SWF.


Draw

Esta é a ferramenta para a criação de gráficos, diagramas e outros recursos visuais que enriquecem qualquer documento. O Draw permite a manipulação de objetos, habilitando rotação em duas ou três dimensões. Em seguida, organize tudo, agrupando, definindo a ordem dos objetos, enviando-os para frente ou para trás, etc. O Draw suporta figuras nos formatos mais populares:
BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF e WMF.


Base

Este é um componente para gerenciamento de dados, uma ferramenta ótima para gestão de informação. Você cria tabelas, altera conteúdos, produz relatórios, executar ordenações, criar consultas especiais, etc. O Base utiliza o mecanismo HSQL e armazena os dados em arquivos XML, podendo acessar arquivos dBase sem problemas.


Math

Este aplicativo cria equações matemáticas, ou seja, facilita o trabalho em outros aplicativos. Qualquer componente do Open Office que você utilize é compatível com o Math. Por exemplo: dentro do Writer, uma equação é tratada como um objeto dentro do texto.

NOVIDADES DA VERSÃO 3.2

Depois de cinco candidatos à versão final, finalmente chega a versão 3.2 do OpenOffice.org. Visualmente as coisas continuam iguais, porém, a parte técnica de todos os programas foi aprimorada e tiveram alguns erros corrigidos.

Tempo de Inicialização

Uma novidade presente em todos os aplicativos do pacote é a velocidade de inicialização aprimorada. Alguns programas, como o Calc, o Writer e o Draw, que anteriormente levavam cerca de dez segundos para iniciar, agora levam menos de seis.

Formatos suportados

O formato original do Open Office é o ODF (Open Document Format), um formato em código aberto. Além dele, os outros formatos suportados pela nova versão são: DOCX, DOCM, DOTX, DOTM, XLSX, XLSM, XLSB, XLTX, XLTM, PPTX, PPTM, POTX e POTM, além, logicamente, dos conhecidos formatos tradicionais DOC, XLS, PPT e PPS.

Writer

A principal melhoria do editor de texto se refere à autocorreção de palavras, permitindo ao programa se lembrar permanentemente de qualquer adição à lista de palavras autocorrigidas. A opção “When closing a document, remove the words collected from it from the list” limpa essa lista sempre que as aplicações e o programa Writer forem encerrados.

Calc

O editor de planilhas foi o aplicativo que mais recebeu novidades, com bordas das células suportando múltiplas seleções, novas opções para autopreenchimento de células, melhorias para a classificação de dados, melhor manuseio para células fundidas, novas opções para casos de copiar e colar, aprimoramento de funções estatísticas, conversão numérica em cadeias, funções adicionais em filtros, novas funções UNICODE e muito mais.

Draw e Impress

As duas ferramentas também ganharam novidades. Ambos os aplicativos agora possuem suporte para contagem de páginas e inserção de comentários, recurso muito interessante para elaboração de trabalhos em conjunto.

Base e Math

O aplicativo para a criação de base de dados do Open Office, o Base, também ganhou melhorias. Agora sua tela pode ser aproximada (Ctrl + botão de rolagem do mouse), o passo a passo para a criação de uma base de dados pode ser customizado pelo usuário e a importação de dados está mais inteligente.
A única mudança no aplicativo Math foi a alteração do nome do menu “View > Selection” para “View > Formula Elements”.

Em suma, para quem utiliza o pacote da Microsoft comercialmente, mas não possui licença para tal, o pacote Open Office, principalmente esta última versão 3.2, é uma ótima alternativa, sem precisar de muitas adaptações usuais, pois a maioria das funções e recursos de todos os aplicativos são intuitivos.


Clique na imagem abaixo para efetuar o Download do Open Office.org 3.2:

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo