segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mídias e Redes Sociais!

Já se foi o tempo em que as Redes Sociais (Orkut, Twitter, Facebook, dentre outras!) eram coisa de desocupado, de adolescente que não quer estudar e fica matando tempo na internet. Hoje as Redes Sociais representam uma das melhores opções para segmentar públicos, diversificar segmentos e direcionar campanhas que cada dia recebem mais investimentos por parte das empresas anunciantes.
Não é novidade que o Brasil é um dos países que mais utilizam internet, que apresenta os maiores tempos de permanência na frente do computador e que isso vem representando uma mudança no jeito de ver as Redes Sociais por parte da publicidade.
Pensando nisso, a Agência Click realizou um levantamento de dados e definiu um perfil das Redes Sociais no Brasil. Apresentando números, fez um vídeo no melhor estilo Did You Know. Você que gosta do assunto, interage nas diversas Redes Sociais, ou até você que não gosta, que vê as Redes Sociais como canais fúteis e dispensáveis, veja o vídeo abaixo!
Após a exibição do vídeo, tenho mais informações que julgo de suma importância, no que diz respeito a Redes Sociais, mas se os números exibidos no vídeo não lhe crescerem aos olhos, não continue lendo este artigo, ok?

Confiram:

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web, e representa a idéia de um ambiente on-line dinâmico, em que a troca de informações e colaboração entre os internautas com sites, blogs e serviços virtuais se tornem cada vez mais comum. A Web 2.0, ao lado da Real World Web (Internet do Mundo Real) e SOA (Service Oriented Architecture), está entre as tecnologias que vão realmente crescer e aparecer nos próximos anos. Blogs, Orkut, Twitter, dentre outras Redes Sociais estarão cada vez mais presentes formando um novo cenário, uma nova internet. O usuário que antes era um mero espectador de conteúdo está deixando de ser e começa a produzir e divulgar o seu próprio conteúdo e a construir sua identidade na rede.

Os impactos desse novo paradigma fazem crescer ainda mais a importância do SEO (Otimização de Sites), e torna cada vez mais evidente a importância de fazer o seu conteúdo, o seu produto ou serviço aparecer e ganhar popularidade na Web. O grande desafio agora para as empresas que dependem ou dependerão cada vez mais da divulgação e da publicidade dos canais de comunicação criados pela Web 2.0 é lidar com um público cada vez mais ativo, e mais presente. O que não resta dúvida é que todas as mídias tenderão a convergir para a Internet cada vez mais.

As Redes Sociais da Web, seus papéis na divulgação de conteúdo e como estas influenciam na abertura para links externos, no aumento de visitas ao seu conteúdo virtual e no posicionamento do seu conteúdo nos portais de busca e pesquisa de conteúdo, inclusive Marketing de Busca (SEM), vem criando um nicho profissional de mercado que pretende inovar as diretrizes de trabalho e das condutas profissionais conhecidas.
Entende-se por Rede Social como “uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.” (Definição: Wikipédia).
Atualmente na web, as Redes Sociais estão presentes em sites de relacionamento online, e muitas vezes é possível se construir uma rede de contatos dentro de sites de mídia social. Os exemplos mais populares de Redes Sociais são o Orkut, Facebook, e Myspace. Blogs e Microblogs também são exemplos de Redes Sociais, mas estão comumente focadas específicamente nos assuntos tratados e relevantes ao gênero proposto.
E como isso proporciona o favorecimento da Otimização de Sites (SEO)?
Assim como qualquer meio de divulgação online, no qual se incluem várias técnicas como cadastro em diretórios de busca, press releases, submissão em sites de social bookmarking, submissão de artigos de blogs, feeds, etc., as Redes Sociais possibilitam espalhar links externos pela Web.
A grande diferença no uso de Redes Sociais é, além de espalhar links externos, poder fazer com que esses links externos sejam acessados pelo máximo de pessoas possíveis. Isso se consegue criando uma forte rede de contatos de possíveis pessoas que gostariam de apreciar seu conteúdo. Atualmente, sem nenhum grau técnico, podemos utilizar o recurso do Orkut, o "Promova" para experimentar campanhas apontando para serviços, produtos e links externos diversos, na intenção de atrair público.

Mas de nada adianta promover futilidades, produtos e/ou serviços considerados "Inutilidades", pois estes serão vistos exatamente como vemos aquele monte de panfletos que, diariamente, insistem em passar por debaixo de nossas portas. Para isso busque sempre compartilhar links com pessoas que tenham interesse no seu conteúdo, pesquise nichos de mercado, submeta seus links em comunidades ou categorias relacionadas ao tema de sua submissão, e aos poucos se torne alguém “importante” dentro da Rede Social da qual você atua. E mais um ponto importante: não use de técnicas desonestas, como SPAM, por exemplo, para se promover em uma Rede Social.
As conseqüências podem ser ruins, podendo resultar em punições, para você e para o site ou blog de onde você está postando a notícia. Aos poucos o bom uso das Redes Sociais irá trazer boas conseqüências, como confiabilidade e vantagens em SEO para seu site.
As Redes Sociais ganharam seu lugar de uma maneira vertiginosa e, além de proporcionar um aumento significativo nas interações e conectividade de grupos sociais, tornaram-se um meio promissor de divulgação de conteúdo e propagação de idéias. Conheço um empresário que possuía um automóvel Tucson e, ao vislumbrar a publicidade da Hyundai e seu novo veículo ix35 na página do seu Orkut, encantou-se e prontamente acessou o link externo...
Gostou do veículo, pesquisou preços e condições e adquiriu um!
O diferencial em potencial das Redes Sociais está em sua capacidade de construir e facilitar o acesso rápido à informação. Por isso devemos atentar às formas de divulgação, e às formas de gerenciamento de perfis em Redes Sociais para que nossas idéias não sejam somente aceitas e propagadas como também sejam relevantes e agreguem valor.
Para obter bons resultados de divulgação em Redes Sociais existem alguns valores em nossos perfis que devem ser trabalhados, como:

- Visibilidade: o fator visibilidade está ligado à manutenção da própria Rede Social, ou seja, quanto maior sua permanência e contribuição na rede, maior será sua visibilidade. Maximize sua visibilidade trabalhando suas relações online, participe de comentários em blogs, fóruns e ajude a compartilhar boas idéias;

- Reputação: o conceito de reputação está diretamente relacionado às informações sobre quem somos e sobre o que pensamos, sobre qual público atingimos e como atingimos, que permitem que outros criem suas impressões sobre nós. Nunca se esqueça de investir seu tempo em divulgar bons conteúdos nas Redes Sociais, pois o bom conteúdo compartilhado sempre será bem propagado e contribuirá para sua boa reputação e qualidade de público;

- Popularidade e Autoridade: caracterizo popularidade e autoridade muito mais como a capacidade de influenciar do que em números relativos, pois o bom conteúdo sempre será bem aceito e propagado por si só, mas sua influência será maior quando se trata de perfil com reconhecimento na área que este se refere. Permanência, persistência, pesquisas de mercado e especializações devem ser trabalhadas para se obter autoridade e popularidade.

Definitivamente, as Redes Sociais podem lhe proporcionar inclusão nas mídias sociais em fração de segundos, como aconteceu com a disseminação virtual em massa de vídeos e fotos da aluna exemplar da UNIBAN, Geisy Arruda, e também pode lhe trazer notoriedade e interesse comercial pela imensa quantidade de seguidores que você possui em seu Microblog, como aconteceu com a Twittess Tessalia Serighelli. Se suas pretensões são semelhantes, faça a matrícula em uma Universidade, vista seu mais vulgar vestido rouge, e aguarde a repercussão. Mas se a imagem vulgar não lhe cai bem, crie um personagem expressivo em algum Microblog, com conteúdo fútil e frívolo dissemine asneiras aos desocupados de plantão, consiga uma quantidade considerável de seguidores de mesmo calíbre, inscreva-se em algum Reality Show e torça para não ser rejeitado(a) pelo público televisivo.
Mas se sua intenção é disseminar conteúdo de qualidade, influenciar positivamente usuários com conteúdo, produtos e serviços, agregar valor ao seu perfil, alicerçar autoridade e qualificação ao seu trabalho e, acima de tudo, fomentar uma notoriedade sadia, a ferramenta que aponta o sucesso virtual de seus propósitos são as Redes Sociais!
Espero que essas dicas possam ser de grande ajuda ao trabalhar a divulgação de conteúdo e contribua com o desenvolvimento de um perfil que, em sua existência, agregue valor na Rede Social na qual você atua!

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo