segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Você Livre e Conectado!

Os computadores portáteis são ótimos aliados para quem precisa estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, e têm mudado a maneira como as pessoas e as empresas trabalham. Neste artigo apresento alguns fatores que você deve considerar na hora de comprar um Notebook para uso no trabalho e o que fazer para tirar o máximo proveito desse investimento.
No entanto, antes de comprar um Notebook, para que o sonho da mobilidade não se torne um pesadelo portátil, é preciso avaliar a finalidade da aquisição. Se o necessário é portabilidade, prefira os modelos mais leves e com telas menores. Essas opções, no entanto, provavelmente serão menos potentes também. Se potência e tecnologia de ponta forem mais importantes que mobilidade, será preciso agregar um disco rígido de grande capacidade, memória RAM na mesma proporção e, por consequência, um modelo de Notebook mais pesado.

Não fique sem bateria

Ao comprar um Notebook lembre-se que quanto maiores o tamanho da tela, potência do HD e quantidades de softwares nativos, maior será o consumo de energia.
De qualquer forma, para garantir minutos a mais de duração, configure a utilização de energia do sistema operacional de seu Notebook para o nível mais econômico.
Diminuir o brilho da tela LCD, não abusar do número de janelas e aplicativos abertos e fechar os serviços que não estiverem em uso também são práticas que ajudam a economizar bateria. Para evitar o pior, se possível tenha uma bateria extra e, logicamente, um carregador de baterias sempre a mão.

Garanta sua Conectividade

Para acompanhar sua caixa de e-mails em qualquer lugar, em tempo real, o melhor é assinar um serviço de banda larga via celular. Para isso, o Notebook precisa de uma entrada compatível com a conexão oferecida pela operadora de celular (Hoje as portas USB são comumente oferecidas e utilizadas para este tipo de serviço!). Se a intenção é afastar de vez o fantasma do "off-line", é indispensável contar também com suporte a rede sem fio wireless, para acessar a internet em HotSpots ou em redes sem fio corporativas. E, claro, a interface de rede tradicional, com cabos, aqueles cabos azuis com conectores RJ-45, ainda é a mais indicada para conexões de alta velocidade no ambiente de trabalho, principalmente se a estabilidade de sinal for prioridade.

Prós e Contras das Tecnologias Móveis

WI-FI Corporativo: Permite maior mobilidade e produtividade no ambiente empresarial. Fora da mesa de trabalho, também é possível continuar on-line, mesmo em movimento, mas a velocidade é inferior à da conexão com cabos, já que a conexão é compartilhada com outros Computadores e Notebooks conectados à rede.

WI-FI em Locais Públicos (HotSpots): às vezes disponível gratuitamente, ás vezes mediante assinatura ou planos pré-pagos, é uma opção para conexão em aeroportos, hotéis, cafeterias e shoppings. O nível de segurança é menor. Se for necessário, habilite uma Rede Virtual Privada para transitar dados com segurança com seu escritório.

Conexão via Celular: Considerada uma das formas mais seguras, tem como desvantagem o fato de o usuário arcar com o custo de conexão, seja ela tributada sobre a quantidade de dados trafegados, ou um plano de valor fixo mensal. Além do fator financeiro, a instabilidade é comum em praticamente todas as operadoras oferecidas.

Em todos os casos, a instalação, atualização e a manutenção de firewall, antivírus e antispywares são cuidados essenciais para aproveitar os benefícios da mobilidade sem dores de cabeça.

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo