segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Google Nexus-One!

Após inúmeras especulações, vários meses de notícias frias e sem fontes confiáveis sobre o tão esperado Smartphone da Google, finalmente no dia 5 de Janeiro de 2010 a Google anunciará oficialmente o lançamento do Nexus One, ou Google Phone, como vem sendo chamado pelo público e por estratégias subjetivas de marketing. Até então as notícias que haviam sido publicadas não passavam de informações imprecisas e não tão claras a respeito deste aparelho que promete agitar o mercado mundial, não apenas de Smartphones, mas de eletrônicos em geral. Também não haviam sido lançadas imagens oficiais e os usuários estavam limitados àquelas borradas, que vazaram pela rede nas últimas semanas.

Primeiras informações oficiais

As primeiras informações oficiais acerca do Nexus One são limitadas às especificações do aparelho que, como não é surpresa pra ninguém, será vendido com o Google Android 2.1 como Sistema Operacional nativo e tela sensível ao toque de 3,7 polegadas com resolução de 480x800 pixels. O Smartphone, que é fabricado pela HTC, possui processador de 1 GHz, 512 MB de memória ROM e 512 MB de memória RAM, além de ter um Cartão de Memória MicroSD de 4 GB, que pode ser expandido para até 32 GB. A câmera digital integrada ao Nexus One é de 5 megapixels e possui flash nativo composto por LEDs.

O Google Android

O Sistema Operacional Android foi o primeiro para Smartphones a ser oferecido como Open Source, ou seja, a ter o código fonte liberado para quem quiser alterá-lo. O Android é financiado pela Google e, por essa razão, é totalmente compatível com os principais serviços da Google Mobile, como Google Maps, Google Talk, Google Search, Google Docs, Google Calendars e também outros menos conhecidos pelos usuários, como Scoreboard, My Tracks e Sky Maps.

A Guerra dos Smartphones

O lançamento do Nexus One marca o estopim de uma guerra tecnológica que promete trazer bons frutos aos usuários: Apple Vs. Google. As empresas já vêm se enfrentando em batalhas indiretas há algum tempo, e recentemente o Google Chrome ultrapassou o Apple Safari na lista de navegadores mais usados. Com o lançamento do Google Phone, ambas passarão a concorrer diretamente no mercado, pois com preços mais acessíveis, a Google pretende dominar espaços pertencentes ao iPhone, sem contar com o Palm Pré com Sistema Operacional Web OS, que com ele a Palm One tenta recuperar o mercado que um dia já monopolizou.
O problema que a Google pode enfrentar nesse aspecto será imposto por ela mesma. Ao que tudo indica, o aparelho será inicialmente vendido nos Estados Unidos em apenas dois pacotes. Um deles custará 180 dólares, mas exigirá um contrato de adesão de dois anos com a T-Mobile, e o outro pacote não exigirá nada, ou seja, será oferecido o aparelho desbloqueado, mas custará 530 dólares, um valor bastante salgado e mais elevado que o do iPhone.
O evento da Google para lançamento do Nexus One terá início às 10 da manhã do dia 05 de Janeiro de 2010, no horário do Pacífico, 16 horas no horário de Brasília. Pouco após o início, os executivos da Google começarão a anunciar os crescimentos que a Open Handset Alliance (OHA), grupo que cuida do Android, obteve no ano de 2009 e, após alguns angustiantes minutos decorridos, anunciará um dos mais esperados lançamentos do mercado de tecnologia móvel.

O próximo passo na evolução Android

Enfim, surge a logomarca oficial do Nexus One, que os executivos da Google chamam de “Superphone”. É finalmente revelado que ele é fruto de uma parceria com a HTC, que já lançou seis celulares com o Android e lançará agora o que promete ser o ápice da parceria entre Google e HTC.
Conforme Peter Chou revela, CEO da HTC, o aparelho possui tela AMOLED de 3,7 polegadas e processador Snapdragon de 1 GHz, sendo o mais “poderoso” da categoria. Possui sensores de luz e aproximação, para facilitar a visualização das informações.
O Nexus One também tem Bússola, GPS, indicador LED para novas mensagens e acelerômetro. Os recursos de reprodução multimídia garantirão compatibilidade com diversos tipos de arquivos.
Para imagens, será compatível com os formatos JPEG, BMP, GIF e PNG, para áudio, total compatibilidade com os formatos AAC, AMR, MIDI, SMF, OGG, WAV e MP3 e, para vídeos, os formatos compatíveis são H.263, MPEG-4 e H.264.
A câmera é de reais 5 megapixels, flash de LED, zoom digital de 2x e também grava vídeos em MP4 com resolução de 720x480 pixels. O sistema de áudio permite a conexão com dispositivos Bluetooth e possui um sistema de supressão de ruídos. Imagens divulgadas pela Google mostram que o aparelho possui apenas 11,5 mm de espessura (pouco mais de 1 cm!), e pesa apenas 130 g.
Rumores apontam e afirmam que a parte física é apenas “metade da história”, sendo que ainda há muito o que ser dito sobre o Nexus One. O aparelho terá conexão com feeds para alimentar os widgets nativos, como os informativos de clima e de notícias, é apresentado um recurso bastante interessante que permite a utilização de wallpapers interativos e animados e próximo assunto da lista é a Interface 3D que, ao contrário do que acontece com os iPhones, promete dar profundidade às aplicações, tentando aproximá-las da realidade.
A visualização de fotos tiradas aproveita o máximo desses menus em 3D, e cada foto tirada já fica armazenada em um álbum organizado por data e horário, sendo possível sincronizá-los com o Google Picasa.
Os comandos por voz também estão presentes no Nexus One. Além de realizar funções como ligar ou acessar menus, através dos sensores de voz é possível também editar textos, acessar o Google Maps e pedir informações de algum destino específico. O aparelho reconhecerá a localização do usuário automaticamente e dará as coordenadas para que ele chegue ao destino desejado. O Nexus One será o primeiro Smartphone a possuir integração com o Google Earth, que funcionará da mesma maneira que funciona nos computadores, permitindo até mesmo os zooms para visualização dos terrenos e o modo de “voo”.

Modos de Distribuição

Por enquanto, o aparelho só está disponível para os Estados Unidos. A rede 3G só será fornecida pela T-Mobile, mas há planos de inserir novas empresas e novos países na lista do Nexus One, sendo que a Verizon e a Vodafone já estão inclusas nesse “programa” da Google.

Personalização

Como a única forma de comprar o aparelho é pela internet, a Google disponibilizou uma “personalização” para cada usuário. Pelo próprio site do Google Phone será possível escolher alguns dizeres para serem encravados na parte de metal localizada atrás do Nexus One.

E o Brasil?

Por enquanto não há informações nem sequer especulações de que o Nexus One será trazido por alguma operadora para o Brasil. Ao que tudo indica, os usuários que quiserem desfrutar das qualidades do novo Google Phone terão de esperar até que o país seja incluído nas listas da Google ou então terão de se contentar em pagar bastante caro por ele nas importadoras. Mas vale lembrar que os 530 dolares devem ser convertidos para a moeda brasileira na data de importação, e ainda são acrescidas taxas extras de importação. Uma boa notícia aos aficionados por tecnologia é que nos idiomas disponíveis pelo Android 2.1, o Português já está integrado.
(e não é o Português "além-mar" que os celulares Ching-Ling apresentam!rs).

O que esperar?

O Nexus One é realmente um Smartphone, ou “Superphone” como os executivos da Google preferiram chamar, que possui uma alta capacidade de processamento, muito superior à oferecida pelos concorrentes. Porém, ele ainda sofre bastante com as limitações de espaço para aplicações (apenas 512 MB). A falha, segundo os engenheiros da Google, deve ser corrigida em breve com alguns updates que serão lançados e que permitirão que os apps sejam instalados nos Cartões SD, e não apenas na memória ROM. Quando isso for realidade, o Nexus One será finalmente um concorrente à altura do iPhone, que possui uma biblioteca de aplicativos gigantesca.

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo