segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Redes sem Fio Wireless!

Na empresa que trabalha você utiliza um Computador que está conectado em rede, provavelmente por intermédio de um cabo azul??
Se sua resposta foi "SIM", você tem duas alternativas: proponha a seu chefe e/ou gestor a implantação de uma Rede sem Fio para toda a empresa e, se sua proposta for negada, recomendo repensar seus conceitos, pois provavelmente você está desperdiçando seus talentos em uma empresa tecnologicamente antiquada.
Hoje em dia as Redes de Computadores e até mesmo a Internet como um todo, estão cada vez mais abandonando as infra-estruturas físicas (com fios!) e migrando às tecnologias sem fios. Tratando especificamente de Redes Domésticas e/ou Redes de Pequenas e Médias Empresas, a Tecnologia Wireless é uma realidade, e logicamente vêm acompanhadas de inúmeros termos técnicos. Neste artigo vamos tratar de alguns deles, para você ficar antenado e atualizado.

802.11e - Padrão que acrescenta recursos de Qualidade de Serviço (QoS) e comunicação multimídia às redes sem fio. A especificação é importante para aplicações de VoIP sem fio e Streaming.

802.11i - Padrão de segurança para redes Wi-Fi, também chamado Wi-Fi Protected Access 2 (WPA2). Suporta criptografia Advanced Encryption Standard (AES) de 128 bits, autenticação 802.1x e gerenciamento de chaves.
É compatível com WPA.

802.11n - Esse padrão eleva a velocidade de transferência de dados em redes sem fio para até 100Mbps. Inclui a tecnologia MIMO.

802.11r - Tecnologia com o objetivo de facilitar a transferência entre áreas de serviço (Roaming), mantendo uma conexão enquanto o usuário se desloca de um ponto de acesso a outro. VoIP em redes Wi-Fi e outras aplicações que exigem alta qualidade de serviço e baixa latência são beneficiadas com esse padrão.

802.11u - Refere-se à interconexão entre redes 802.11 e redes sem fio externas, como as redes de telefonia celular 3G. O grupo que cuida dessas normas estuda controle de acesso, identificação de roteadores, cobrança e interoperabilidade de redes.

802.11s - Padrão que fornece um controle de acesso ao meio físico (MAC) e um protocolo de camada física para redes Mesh.

HSDPA - High Speed Downlink Packet Access, tecnologia 3G de telefonia celular que aprimora o padrão UMTS/WCDMA, oferecendo taxas de download teóricas de até 1.1Mbps. Melhora aplicações de vídeo sob demanda, serviços push-to-watch e games interativos. Opera na faixa de 5MHz.

MIMO - Multiple Input Multiple Output, tecnologia de processamento de sinal que adota múltiplas antenas tanto no dispositivo-cliente quanto no ponto de acesso para acelerar redes sem fio. O padrão 802.11n incorpora essa tecnologia.

Pré-N - Termo usado por alguns fabricantes para designar produtos com desempenho superior ao padrão 802.11g. Incorpora a tecnologia MIMO.

QoS - Quality of Service (Qualidade de Serviço) refere-se à otimização da maneira como os recursos são distribuídos entre as aplicações. Extensões QoS para redes Wi-Fi integram as especificações 802.11e.

UMTS - Universal Mobile Telecommunications System, tecnologia de telefonia celular 3G que usa o sistema WCDMA (Wideband Code Division Multiple Access) e apresenta taxas de transmissão teóricas de 384Kbps para equipamentos em movimento e até 2Mbps para equipamentos parados. No Brasil, algumas operadoras utilizam suas redes com base neste padrão.

WinMax Móvel - Também conhecido como 801.16e, é a versão móvel da conexão em banda larga sem fio para redes metropolitanas. Garante a conectividade em velocidades de até 100km/h por meio da transferência da conexão de um ponto a outro sem interrupções. Opera nas frequências 2,3GHz, 2,5GHz e 3,3GHz.

Wireless Mesh - Rede sem fio descentralizada, na qual cada nó atua como ponto de passagem para outros. No caso da queda de um dos nós, os pacotes de dados são roteados para nós alternativos. Essas redes são auto-configuráveis e podem ter seu alcance estendido indefinidamente desde que haja nós distribuídos por toda a área de utilização.


22.05.2009 01:00

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo