segunda-feira, 16 de março de 2009

Wikipédia!

Idéias geniais sempre surgem como um projeto sem pretensões, mas que aos poucos vão ganhando dimensões estratosféricas. Foi assim com o buscador Google, o Linux, o email, o YouTube, MSN e o próprio Windows, que entraram para a história como invenções brilhantes e marcaram a era da informática. Outra invenção brilhante e, que também tomou proporções gigantescas, é a Wikipédia. A idéia de seu fundador, Jimmy Wales, foi simplesmente incrível, pois quem iria imaginar que uma enciclopédia escrita de forma colaborativa iria dar tão certo? A maior enciclopédia da rede – considerando-se o número de verbetes - fez aniversário no mês passado. Segundo a própria Wikipédia, ela nasceu no dia 15 de janeiro de 2001. Hoje com sete anos bem vividos, ocupa honrosamente o posto de uma das maiores enciclopédias do mundo.
A Wikipédia como conhecemos, nasceu a partir de um projeto chamado Nupedia, onde a colaboração dos internautas era restrita a especialistas em determinado assunto. Apenas pessoas altamente graduadas podiam postar artigos na Nupedia, porém este projeto se tornou inviável e deixou de funcionar após ter em seu acervo 24 artigos inseridos e aproximadamente 75 em revisão. A Nupedia era um projeto interessante, porém a demora para a liberação dos artigos a tornava obsoleta, pois quando um artigo ia para o ar, muita coisa sobre o assunto poderia ter mudado. Na Wikipédia as coisas são bem diferentes, pois como é um serviço colaborativo, novas informações são adicionadas a todo o instante, pois qualquer pessoa pode editar ou inserir verbetes.
Em havaiano, o termo “wiki wiki” significa muito rápido, o que traduz exatamente o espírito da Wikipédia. Como as alterações são feitas quase que em tempo real, nada melhor do que juntar “wiki” (super-rápido) + “pedia” (conhecimento) para ter informações na velocidade da luz.
O formato “wiki” se tornou muito popular, pois hoje em dia, há várias opções de serviços que possibilitam a construção de páginas colaborativas sobre qualquer tema. Um fator que alavancou o formato se deve, principalmente, a facilidade de criação das páginas e por serem – geralmente - abertas ao público. Como a Wikipédia tomou grandes proporções e se tornou um dos sites mais visitados do mundo, sem dúvida, novas portas foram se abrindo no mercado. Por isso, em 2003, foi criada a Wikimedia Foundation. Esta fundação reúne os projetos Wikipédia, Wikcionário, Wikiquote, Wikinews, Wiklivros, Wikisource, Wikiversidade e mais outros wikis. O principal objetivo da fundação é manter todo o conteúdo livre e sem custos para seus usuários.
Como os números não mentem, a Wikipédia dá um banho não só no número de verbetes, mas também no número de idiomas disponíveis, artigos e pageviews. De acordo com o site Alexa (Site com serviços de análise de tráfego da internet!), a Wikipédia tem, aproximadamente, 300 milhões de páginas acessadas por dia! E é o oitavo site mais acessado do mundo. Com a explosão do conceito de Web 2.0, o qual supõe que os usuários dos sites interajam cada vez mais com o serviço que estão acessando, é de se esperar que sites que possibilitem esta interação estejam no topo do ranking de acessos. Isso é visível, por exemplo, no Orkut, YouTube, MySpace e iGoogle, pois todos são serviços que possibilitam que o usuário participe da sua construção ou façam suas próprias configurações. O que possibilitou o crescimento da Wikipédia, sem dúvida, foi a participação dos seus usuários, pois como qualquer pessoa pode falar sobre algum assunto, a construção da Wiki foi feita por milhares de mãos e idéias. Se você deseja contribuir para o crescimento da Wikipédia, pode fazer isso de forma muito simples.

Veja como proceder para inserir um artigo na Wiki mais famosa do mundo:
- Em primeiro lugar, é aconselhável que você crie um usuário e login no serviço;
- Em seguida, faça uma busca/pesquisa por um assunto que desejar;


- Se você encontrar um artigo que está tendencioso, com conteúdo incompleto ou erros gramaticais, vá até o link “Editar” referente à seção que deseja alterar;


- Assim que clicar neste botão, uma página de edição será exibida. Repare que há botões para editar o texto, inserir imagens, fórmulas e muito mais. Agora é só colocar a mão na massa e escrever sobre algum assunto e contribuir ainda mais para a expansão da Wikipédia.
Caso você tenha alguma dúvida, clique aqui e confira mais dicas.
Obs.: Utilizei o verbete "Enciclopédia" para base explicativa,
como você pode verificar na imagem abaixo!



Sem dúvida, a Wikipédia chegou e estremeceu os pilares da popularização e divisão do conhecimento, mesmo não sendo tão respeitada. Muitas pessoas têm receio em pesquisar na Wikipédia, pois ainda acham que conteúdo livre é sinônimo de fraudes ou informações erradas. Como seu conteúdo é aberto (Open Source), é inevitável que haja sempre algum desocupado inserindo ou editando artigos com a indução ao erro, mas quem pensa desta forma está muito enganado, pois o Software Livre segue praticamente os mesmos princípios que o formato Wiki, e nem por isso o Mozilla Firefox, Linux ou BrOffice, são sinônimos de má qualidade, muito pelo contrário.

Antes de finalizar este artigo, mais uma imagem, apenas para ilustrar a interatividade dos usuários. A imagem que ilustra onde é possível fazer login na Wikipédia (acima da imagem que ilustra o campo "Pesquisa") relata 1h33min da manhã de hoje, com 456544 artigos disponíveis. Compare esses dados com a imagem abaixo e tire suas próprias conclusões:


Portanto, antes de torcer o nariz ao fazer alguma pesquisa na Wikipédia, lembre-se que há muitas pessoas e profissionais interessados em disseminar ou compartilhar seus conhecimentos sem precisar cobrar por isso, como é o humilde caso do Blog "Dicas do Quaresma"!

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo