segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tabelas no Word sem usar o Mouse!

O Word, sem dúvida, é um dos editores de texto mais utilizados hoje em dia e, mesmo com a grande quantidade de alternativas similares existentes, o programa da Microsoft continua líder na categoria. A cada edição, o editor de textos apresenta mais funções e aparência mais moderna, porém muitas pessoas não usam nem a metade das opções de ferramentas que o aplicativo oferece. A possibilidade de trabalhar não só com texto, mas também números, imagens e tabelas, fazem do Word um programa praticamente indispensável.
Aliás, quando há a necessidade de utilizarmos tabelas dentro do Word, a grande maioria dos usuários ficam satisfeitos com a disposição da tabela que o Word cria, quase que automaticamente, nos bastando apenas informar a quantidade de colunas e linhas desejadas. Mas tudo isso é feito utilizando o mouse. SIM! Neste artigo você aprenderá a criar uma tabela, com a quantidade de colunas que desejar, da largura que desejar, e sem usar o mouse, utilizando apenas o teclado!
É mágica? Não...
Para poupar tempo, tudo o que você precisa fazer (ou digitar!) para inserir uma tabela são os caracteres “+” e “-“ (mais e menos) e pressionar a tecla “Enter”.
Só isso? Sim... Com apenas duas teclas é possível inserir uma tabela. A lógica disso funciona assim: o caractere “mais” indica uma quebra de coluna e o “menos” a largura da mesma.

Veja este exemplo:


Perceba uma tabela com 11 colunas utilizando 12 símbolos de “mais” e com larguras variadas. É possível perceber que a coluna do meio é mais larga, pois existem 10 símbolos “menos” enquanto nas outras existem 5 “menos”.

Veja o que acontece quando você pressiona a tecla “Enter”.


Tabela pronta! Simples assim!
Para inserir mais linhas use a tecla “TAB”. Com apenas estas duas teclas, é possível criar tabelas rapidamente e do tamanho que você desejar, sem a necessidade de utilizar o mouse. Como dito anteriormente, deixar o mouse de lado pode ajudar poupar tempo, pois não é mais necessário procurar cada ferramenta para clicar sobre ela. Por isso estas teclas, assim como várias outras, são chamadas de “Atalhos”, porque encurtam caminhos e poupam tempo.

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo