segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Economia de Energia!

Em outros tempos, o Computador era ligado apenas no momento em que era necessária a utilização de alguma aplicação, como digitar o texto de um trabalho escolar ou de faculdade, entrar na internet rapidamente (pois os pulsos oneravam a conta telefônica no final do mês!), ou apenas para algum tipo de entretenimento. Hoje, com a disseminação da banda larga e do fato do Computador se tornar uma Central Multimídia, manter a conexão com a Internet ativa (mesmo Ausente!) e manter o Computador ligado por horas, talvez dias, é cada vez mais comum. Com tais tendências, seria natural esperar uma Conta de Luz um pouco mais salgada! Portanto, neste artigo cito algumas dicas para seu Computador gastar menos energia e manter a Conta de Luz dentro do orçamento mensal. O Computador é um dos aparelhos eletrônicos que pode gastar muita energia. Com algumas configurações ou troca de componentes é possível fazer uma grande economia de consumo.
Uma funcionalidade presente no Windows, muito pouco utilizada, é o ajuste das opções de energia do Computador, podendo configurá-lo para entrar em modo de espera quando ficar inativo e/ou desligar componentes após alguns minutos de ociosidade (definidos pelo usuário!). Para ajustar tais configurações, acesse o “Painel de Controle” e utilize o item “Opções de Energia”. Há três planos de energia, além da opção de configuração manual da economia e desempenho em cada uma delas ("Alterar Configurações do Plano"!), deixando bem claro e visível o mais econômico.
É possível ajustar o tempo para desligar o vídeo e para suspender a atividade do computador, além de configurações específicas de contraste e brilho para Notebooks.
Além disso, você pode desligar manualmente periféricos que não estejam em uso, pois se ele está ocioso não é necessário mantê-lo ativo (Exemplo, uma impressora, scanner, HD externo, etc.). Se você vai montar ou comprar um novo computador, escolha um que utilize uma fonte com PCF (Power Factor Correction) ativo, pois ela desperdiça menos energia (uma menor quantidade da energia é convertida em calor, tendo um maior aproveitamento!). Ainda no caso de compra, lembre-se que Notebooks, apesar de mais caros, consomem menos energia do que os computadores de mesa. O resultado final em seu bolso pode dar vantagem econômica aos Notebooks. Outra dica para o momento da aquisição de um novo equipamento, neste caso um Computador de Mesa, é dar preferência aos Monitores LCD ao invés dos CRTs, pois eles são mais econômicos e menos prejudiciais a visão. E quando o assunto é monitor, responsável pela maior parte do consumo de energia, sempre cabe lembrar que os protetores de tela comuns não reduzem o consumo de energia, servindo apenas para evitar o desgaste na tela dos monitores do tipo CRT. Se você pretende manter o Computador de Mesa ligado direto e não quer se atrever em alterar as configurações de energia do Windows, simplesmente desligue-o (Botão "Power" do Monitor!) quando você não estiver utilizando o Computador.

0 C O M E N T Á R I O (S):

Postar um comentário

IP

É autorizada a reprodução do conteúdo dos artigos deste Blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que, conscientemente, seja citada a fonte primária e/ou fontes comerciais e informativas de Patrocinadores,
Parceiros, Clientes e Colaboradores, Profissionais focados em Compartilhar para Produzir e Multiplicar!


Topo          |    Customização,  Redação,  Desenvolvimento,  e  Manutenção    |    @_-¯Cristiano Quaresma¯-_@   |          Topo